Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ferramentas Didáticas

Última Atualização: Quinta, 26 Janeiro 2023 14:49 | Acessos: 19550

Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAs

Moodle

Web, Android, iOS

O Moodle é um AVA completo, flexível e bastante atualizado. Ele é o AVA oficial da UFABC.


SIGAA
(módulo turmas virtuais)

Web

O módulo turmas virtuais do SIGAA foi concebido para apoiar disciplinas presenciais, e portanto possui um conjunto um pouco menor de funcionalidades que uma AVA completo, como o Tidia.
Pode ser usado para apoiar disciplinas ofertadas à distância, em conjunto com outras ferramentas que o docente já utilize.
Ele tem a característica de ser integrado ao sistema de gestão da universidade: quem já utiliza esse sistema terá familiaridade com sua interface.

  • Tutorial do SIGAA (turmas virtuais) disponível em PDF (5,1 MB). Versão atualizada em 08/10/2020. Desenvolvido pela PROGRAD em parceria com o NETEL.


Google Classroom

Web, Android, iOS

O Google Classroom é um gerenciador de conteúdos educacionais que permite criação e publicação de conteúdos, artigos, vídeos e avaliações que podem ser integrados por meio de ferramentas disponíveis no GSuite for Education, tais como o Calendar, Drive, Meet e outras.
Observação: O acesso ao Google Classroom depende do uso de contas do Gsuite for Education da UFABC por parte dos docentes. Os discentes deverão utilizar contas do Google para ingressar nas salas criadas no


Apresentação de conteúdo

Prezi

Web

Programa online, de código proprietário, que permite a criação de apresentações não lineares através do uso de modelos prontos, ou seja, possibilita que através de botões sejam criados e acessados slides de forma interativa sem a necessidade de seguir a ordem sequencial, basta editar e adaptar o modelo à sua escolha. Possui versão gratuita através de cadastro no site e permite o compartilhamento, acessível online ou offline.


emaze

Web

Através deste software proprietário online é possível criar e compartilhar apresentações, sites, cartões, blogs e álbuns de fotos facilmente, incluindo apresentações não lineares, com algumas vantagens em relação a programas similares.
O programa apresenta diversos modelos prontos e diversas funcionalidades que podem ser adaptados às suas necessidades, basta cadastrar-se no site. A versão gratuita permite a criação de até 5 projetos.


H5P

Web

Pelo H5P é possível criar e compartilhar conteúdos interativos que contribuem para enriquecimento das aulas.
Software online de código aberto e gratuito, oferece diversas possibilidades de utilização e integração com outros softwares, podendo inclusive ser utilizado dentro do Moodle através da instalação de um plugin.


Genial.ly

Web, browser plugin

Crie apresentações e conteúdos interativos que despertem o interesse dos usuários.
Através de diversos modelos prontos, configure e customize seu material, basta realizar o cadastro e começar a desenvolver e personalizar seu conteúdo.


Sway

Web, Windows

O Microsoft Sway é um programa para criação e compartilhamento de apresentações interativas através de modelos prontos.
Faz parte da família de produtos proprietários Microsoft Office, permitindo que usuários com uma conta Microsoft combinem texto e mídia, entre muitas outras funcionalidades.


Atividades: questionário (quiz)

Kahoot!

Web

O Kahoot! é um software proprietário com versão gratuita, que permite ensino gamified, ou seja, permite que professores criem questionários e instrumentos avaliativos em forma de jogos online.


Quizizz

Windows, macOS e Linux

O Quizizz é uma ferramenta digital online e gratuita que possibilita a criação de questionários dinâmicos com a proposta de ensino gamificado.
Com uma variedade de imagens e elementos lúdicos, permite a integração com o Google Classroom.


Interatividade & lousa digital

OpenBoard

Windows, macOS e Linux

Software de código aberto, funciona como uma lousa digital, permitindo que o educador desenhe, escreva, adicione objetos, imagens ou vídeos.
Permite desenhar sobre a área de trabalho ou sobre janelas de programas abertos, facilitando a interação com outros conteúdos.
Também tem ferramentas interativas embutidas como timers, mapas, ferramentas geométricas, etc.


Jamboard

Web, Android, iOS, browser plugin

O Jamboard é um aplicativo Google que pode ser utilizado de diversas maneiras em atividades colaborativas.
Pode ser utilizado como lousa digital, mural, com atividades interativas e outras possibilidades.
Disponível como plugin no Google Chrome e como aplicativo Android e iOS.


Outras ferramentas didáticas

Powtoon

Web + extensões (Google Chrome, Adobe Photoshop, etc)

Software online, proprietário, que permite criar animações em vídeos, ou vídeos animados através de modelos prontos mediante cadastro no site. Verifique a licença de uso ao utilizar os serviços, há restrições no uso da versão gratuita.


DONTPAD

Web

Site aberto que possibilita fazer anotações online, como um bloco de notas na nuvem, sem exigir login ou senha: basta abrir o site, escolher um nome pro bloco de notas, e começar a digitar.
Qualquer pessoa com acesso ao link pode fazer ajustes e alterações de conteúdo.

  • Instruções na página inicial (em inglês):
    http://dontpad.com/

  • O site é de uso muito simples: basta digitar um ID de página no campo aberto na página principal, e ao clicar Go! será aberta uma página editável em branco (se o nome não estiver em uso ainda; se aparecer algum conteúdo, volte e utilize outro nome. Não há botões, o conteúdo é salvo automaticamente e basta compartilhar o link para que outros usuários leiam e alterem o conteúdo do bloco de notas DONTPAD.


Facebook

Web, Android, iOS

Crie Grupos no Facebook e permita que seus alunos publiquem e discutam assuntos pertinentes ao grupo desenvolvido.
Exemplo de grupo de Facebook: Planejamento de Cursos Virtuais;
Entenda a diferença entre Grupo, Página e Perfil no Facebook.


Contato para dúvidas ou sugestões:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Registrado em: Quadrimestre Suplementar
Fim do conteúdo da página