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Cadastro de nível linguístico

Publicado: Segunda, 22 Julho 2019 15:05 | Última Atualização: Sexta, 02 Outubro 2020 11:32 | Acessos: 3510

Caso você queira cadastrar-se no Banco de Dados da Divisão de Idiomas para receber as ofertas compatíveis com seu nível, envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando seu interesse, com os seguintes dados:

Nome completo:
CPF (caso não tenha, RNE):
Siape (se servidor da UFABC):
RA (se aluno da UFABC):
email institucional (se membro da UFABC):
email principal (se comunidade externa):
email alternativo:
País de origem (se estrangeiro):
Língua de interesse (se for nível iniciante, indicar aqui):

Caso tenha alguma certificação anterior de estudos linguísticos na língua de interesse, envie-nos em anexo para avaliação de nossos profissionais de Letras.

 

O Nivelamento de Idiomas tem como objetivo alimentar os bancos de dados com as aptidões linguísticas de candidatos aos cursos de línguas da UFABC e levantar a demanda de línguas para participação nos processos seletivos do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL).

O Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação (QCER) ou Common European Framework of Reference (CEFR) foi desenvolvido pelo Conselho Europeu, com o apoio da Universidade de Cambridge, com o objetivo de estabelecer parâmetros internacionais de habilidades linguísticas de um falante de língua estrangeira, sendo elas a compreensão escrita, a produção escrita, a compreensão oral e a produção oral.

A aprendizagem de línguas é dividida em seis níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Nos programas de Educação Linguística da Divisão de Idiomas do NETEL, os níveis de referência são:

Inciantes - É capaz de dizer e de perguntar o dia, a hora e a data, usar formas básicas de saudação, preencher formulários simples com dados pessoais: nome, morada, nacionalidade, estado civil.

Elementares QCER A1 - É capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, enunciados muito simples para satisfazer necessidades concretas; pode apresentar-se e apresentar outros, fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem; pode comunicar-se de modo simples se o interlocutor falar lenta e distintamente.

Pré-intermediários QCER A2 - É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas a áreas de prioridade imediata; é capaz de comunicar-se em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais; pode descrever de modo simples sua formação, o meio circundante e referir-se a assuntos relacionados a necessidades imediatas.

Intermediários QCER B1 - É capaz de compreender as questões principais quando é usada linguagem clara e padronizada e os assuntos lhe são familiares; é capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo, de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal; pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificativas para uma opinião ou um projeto.

Pós-intermediários QCER B2 - É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de se comunicar com certo grau de espontaneidade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

Avançados QCER C1 - É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos, de exprimir-se de forma fluente e espontânea sem precisar pesquisar muitas palavras; é capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais; exprimir-se sobre temas complexos de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Avançados superiores QCER C2 - É capaz de compreender praticamente tudo o que ouve ou lê, de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de modo coerente; é capaz de exprimir-se espontaneamente de modo fluente e com exatidão e de distinguir finas variações de significado em situações complexas.

 

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