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Cadastro nos Bancos de Dados Linguísticos

Última Atualização: Quarta, 21 Fevereiro 2024 14:25 | Acessos: 22013

Por que se cadastrar nos bancos de dados da Divisão de Idiomas?

 

  • Você será notificado através do e-mail fornecido sempre que houver oferta de módulos, oficinas ou grupos de estudo de nível compatível ao de seu cadastro na(s) língua(s) de interesse;

  • O mapeamento dos níveis de proficiência é vital para que possamos compreender e melhor atender as demandas das comunidades acadêmica e externa nas ofertas futuras; 

 

O cadastro no banco de dados da respectiva língua é imprescindível para a inscrição nos processos seletivos de acesso aos cursos, grupos de estudos e oficinas! 

 

Cadastre-se nos links abaixo:



Em caso de dúvidas ou problemas com o preenchimento, favor encaminhar para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

IMPORTANTE: o cadastro nos bancos de dados linguísticos não garante vaga nos cursos automaticamente; ainda é preciso inscrever-se e participar dos processos seletivos conforme a publicação dos editais de acesso. Para ver uma relação dos editais já publicados acesse a página do cronograma de ofertas.  

 

 

 


Entenda os níveis do Quadro Comum Europeu de Referência 

O Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação (QCER) ou Common European Framework of Reference (CEFR) foi desenvolvido pelo Conselho Europeu, com o apoio da Universidade de Cambridge, com o objetivo de estabelecer parâmetros internacionais de habilidades linguísticas de um falante de língua estrangeira, sendo elas a compreensão escrita, a produção escrita, a compreensão oral e a produção oral.

A aprendizagem de línguas é dividida em seis níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Nos programas de Educação Linguística da Divisão de Idiomas do NETEL, os níveis de referência são:

Inciantes- É capaz de dizer e de perguntar o dia, a hora e a data, usar formas básicas de saudação, preencher formulários simples com dados pessoais: nome, morada, nacionalidade, estado civil.

Elementares QCER A1 - É capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, enunciados muito simples para satisfazer necessidades concretas; pode apresentar-se e apresentar outros, fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem; pode comunicar-se de modo simples se o interlocutor falar lenta e distintamente.

Pré-intermediários QCER A2 - É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas a áreas de prioridade imediata; é capaz de comunicar-se em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais; pode descrever de modo simples sua formação, o meio circundante e referir-se a assuntos relacionados a necessidades imediatas.

Intermediários QCER B1 - É capaz de compreender as questões principais quando é usada linguagem clara e padronizada e os assuntos lhe são familiares; é capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo, de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal; pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificativas para uma opinião ou um projeto.

Pós-intermediários QCER B2 - É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de se comunicar com certo grau de espontaneidade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

Avançados QCER C1 - É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos, de exprimir-se de forma fluente e espontânea sem precisar pesquisar muitas palavras; é capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais; exprimir-se sobre temas complexos de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Avançados superiores QCER C2 - É capaz de compreender praticamente tudo o que ouve ou lê, de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de modo coerente; é capaz de exprimir-se espontaneamente de modo fluente e com exatidão e de distinguir finas variações de significado em situações complexas.

 

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