Especialização
O NETEL conjuntamente com a UAB oferecem os seguintes cursos de especialização na modalidade de educação a distância:
- Ciência é 10! (C10!)
- Ciência e Tecnologia (C&T)
- Educação em Direitos Humanos (EDH)
- Educação Especial e Inclusiva (EEI)
- Ensino de Química (EQ)
- História, Ciências, Ensino e Sociedade (HCES)
- Inovação na Educação Mediada por Tecnologias (IEMT)
- Tecnologia em Sistema de Informação (TSI)
- Geoprocessamento (GEO)
A seguir a descrição resumida de cada um deles e o acesso ao projeto pedagógico.
1. Ciência é 10!
O Ciência é 10 é uma iniciativa da CAPES que integra o programa Ciência na Escola, do MEC, MCTIC e CNPq. Trata-se de um curso de especialização para professores graduados que estão atuando no sistema público de ensino e dando aulas de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano.
Mais informações em: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=1085021&lc=pt_BR&nivel=L
2. Ciência e Tecnologia (C&T)
O curso de Especialização em Ciência e Tecnologia tem por base as ideias apregoadas pelas teorias que colocam o aluno como sujeito de sua aprendizagem, que constrói o conhecimento de maneira ativa, individual e coletivamente. Neste processo, para que ocorram aprendizagem e construção de conhecimento, a interação entre os alunos é fundamental. Sendo assim, o ambiente em que se desenvolverá o curso deve favorecer a comunicação e a interação.
Mais Informações em: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=610468&lc=pt_BR&nivel=L
3. Educação em Direitos Humanos
O curso de especialização Educação em Direitos Humanos estabelece em suas ações a valorização de uma cultura de respeito à dignidade humana, por meio do incentivo e vivência dos valores fundamentais à humanidade, tais como a liberdade, a tolerância e a paz. Fomenta o questionamento e enfrentamento aos conflitos do cotidiano. Espera-se concretizar a formação de uma rede de multiplicadores do tema que incorpore os conceitos de Direitos Humanos no âmbito escolar e na sociedade em geral através de realizações de práticas pedagógicas e elaboração de materiais didáticos específicos de educação em direitos humanos, visando a redução de desigualdades educacionais e a 3 valorização do respeito à diferença.
Mais informações em: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=790429&lc=pt_BR&nivel=L
4. Educação Especial e Inclusiva
A proposta pedagógica do Curso Especialização em Educação Especial e Inclusiva tem como objetivo implantar e ofertar um curso que forneça subsídios teóricos e práticos para instrumentalizar os profissionais que atuam na área da Educação em geral com conhecimentos básicos em Educação Especial e Inclusiva para articular o processo inclusivo dos alunos. De maneira geral, ao final do curso, espera-se que o concluinte seja capaz de delinear estratégias inclusivas no contexto social em que está inserido, sobretudo no sistema educacional.
Mais informações em: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=820594&lc=pt_BR&nivel=L
5. Ensino de Química
A proposta pedagógica do Curso Especialização em Educação Especial e Inclusiva tem como objetivo implantar e ofertar um curso que forneça subsídios teóricos e práticos para instrumentalizar os profissionais que atuam na área da Educação em geral com conhecimentos básicos em Educação Especial e Inclusiva para articular o processo inclusivo dos alunos. De maneira geral, ao final do curso, espera-se que o concluinte seja capaz de delinear estratégias inclusivas no contexto social em que está inserido, sobretudo no sistema educacional.
Mais informações em: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=597786&lc=pt_BR&nivel=L
6. História, Ciências, Ensino e Sociedade
O presente curso de especialização busca possibilitar um espaço de reflexão sobre o ensino de ciências, suas estratégias, metodologias e perspectivas críticas, através da formação de professores em nível de Lato Sensu. Este curso de especialização pretende capacitar os docentes da Educação Básica através de uma perspectiva interdisciplinar, buscando promover uma educação científica crítica e promotora de cidadania. A especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade dialoga institucionalmente com os Bacharelados Interdisciplinares – BCT e BCH, a Licenciatura Interdisciplinar (LI), bem como com as licenciaturas específicas existentes nesta universidade (Licenciatura em Filosofia, Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática), sendo seu público-alvo os professores da rede pública de ensino.
Mais informações em: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=769437&lc=pt_BR&nivel=L
7. Inovação na Educação Mediada por Tecnologias
O objetivo geral do IEMTec é oferecer um curso com sólida formação conceitual em educação, articulada com as teorias pedagógicas e computacionais adequadas ao projeto, uso e avaliação das tecnologias na educação. Essas teorias devem contemplar as necessidades advindas do trabalho cotidiano dos professores da educação, valorizando assim esse profissional de forma a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos pelo seu exercício profissional.
Mais informações em: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=792924&lc=pt_BR&nivel=L
8. Tecnologia em Sistemas de Informação (TSI)
O curso de Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação fornecerá alguns dos principais conceitos e ferramentas para a formação de gestores de sistemas de informação e vai ao encontro das demandas regionais e nacionais de capacitação de profissionais na área. Esses profissionais serão capacitados para liderar a implantação de inovações nas organizações, o que será alcançado por meio da introdução de diversas tecnologias emergentes.
9. Geoprocessamento
A especialização tem como objetivo qualificar recursos humanos, especialmente na formação para o desenvolvimento econômico e social local/regional, para uso das tecnologias de geoprocessamento, bem como capacitar profissionais no conhecimento e uso de técnicas de geoprocessamento e suas aplicações nas diversas áreas do conhecimento. Espera-se que o concludente da especialização aprenda habilidades para coletar, converter, visualizar, e analisar dados georreferenciados, selecionando e aplicando técnicas e ferramentas adequadas. Dessa forma, os estudantes estarão aptos a auxiliar na tomada de decisões com base na análise espacial de fenômenos naturais e antrópicos, de forma a participar, criticar e transformar as relações territoriais na sociedade em que vivem.
Mais informações em: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?lc=pt_BR&id=2456623&fbclid=IwAR3_fCtroO_dKE7gI1k4eq2nx8yE1kcTHhWTVagF7-6xZXQCYxG5kA8mfss
- Projeto Pedagógico GeoprocessamentoGeoprocessamento
- Relação total de Inscritos para a 2ª turma do curso de Geoprocessamento
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