Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Q-Zero: Melhoria do Ensino de Graduação

Última Atualização: Quinta, 02 Mai 2024 18:56 | Acessos: 8756
logo qzero
 
Ambiente Educacional Interativo 
 

 

 

O Projeto Q-Zero foi concebido visando à integração, tutoria e o nivelamento de conhecimentos básicos ao ingresso na vida acadêmica, em especial à UFABC e suas particularidades. As atividades previstas neste projeto têm o foco n@s ingressantes de 2024, promovendo a sua adaptação, tutoria e o seu nivelamento para o início dos cursos de graduação (Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares) e, consequentemente, melhorando o desempenho das disciplinas obrigatórias d@s ingressantes, bem como favorecer a inserção de novas metodologias e tecnologias educacionais, refletindo diretamente na qualidade do ensino ofertado por meio do melhor aproveitamento do seu ciclo inicial na UFABC.

A primeira etapa deste projeto, cujas atividades foram submetidas para o Edital Nº026/2018, envolveu a gamificação da UFABC, com jogos relacionados às pró-reitorias e estruturas administrativas da UFABC, da identificação das entidades estudantis, do acesso à biblioteca e principais informações sobre os campi da universidade, além de disponibilizar material de estudo com cursos de revisão e/ou nivelamento (à distância), o Quadrimestre Zero (Q-Zero) d@s ingressantes dos cursos de graduação da UFABC.

A segunda etapa, que foi viabilizada pelo Edital Nº020/2019, com vigência para o ano de 2020, foi feita a adaptação para a língua inglesa dos módulos do jogo Q-Zero produzidos em 2019 e foram desenvolvidos novos exercícios de nivelamento, com especial atenção para o raciocínio lógico, elemento preparatório da disciplina de Bases Computacionais da Ciência, e a produção dos módulos de tutoria “Introdução aos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares” (IBLI) e “AVAA!!! Ambientação Virtu@al para Alunas e Alunos” no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, utilizado para a ambientação de discentes para o Estudo Continuado Emergencial (ECE). Em 2021, os módulos já implantados foram revisados (AVAA!!!, Raciocínio Lógico e IBLI) e, juntamente como os módulos de Leitura e Escrita I e Leitura e Escrita II e o Sextou com o Q-Zero (lives de interação/tutoria com os ingressantes - Clique para acessar, foram ofertados durante o segundo quadrimestre para tod@s ingressantes da graduação na UFABC, totalizando 1650 participantes. Em 2022, com participação de 2113 alunos, além dos módulos AVAA!!, IBLI, Raciocínio Lógico e Leitura e Escrita, foi estruturado o módulo de Ciências Biológicas. Igualmente ao ano de 2021, os módulos do Q0 foram desenvolvidos nas 12 semanas letivas do segundo quadrimestre de 2022. Em 2023, em oito semanas letivas, 1990 alunos ingressantes participaram das atividades do Q0 e três novos módulos foram estruturados: Biologia Celular, Estrutura da Matéria e Estudo de Gênero. Ainda em 2023 as lives denominadas de Sextou com o Q-Zero continuaram engajando os ingressantes.

Para o Edital 08/2023, mantendo o objetivo do projeto, que é promover a adaptação, tutoria e o nivelamento de ingressantes da graduação da UFABC, propõe-se aprimoramento dos módulos IBLI, AVAA!!!Raciocínio Lógico, Leitura e Escrita, Biologia, Biologia Celular e Estudos de Gênero, continuar com a adequação do material do Q0 para as diretrizes de acessibilidade, fazer estudos e análises de dados de engajamento dos ingressantes 2024 nos módulos Q0 e apoiar ações de tutoria discente desenvolvidas no PEAT - Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial. Vale destacar que, para o ano de 2024, os módulos do Q0 iniciarão na sexta semana letiva do primeiro quadrimestre de 2024, dia 11 de março 2024, com previsão de término na décima terceira semana letiva do mesmo período, dia 03 de maio de 2024.

 

 

** 

 

clique aqui
Registrado em: Sem categoria
Fim do conteúdo da página