Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos NETEL > Docência com Tecnologias
Início do conteúdo da página

Curso Docência com Tecnologia na Prática

Última Atualização: Terça, 30 Julho 2024 09:29 | Acessos: 18536

Curso Docência com Tecnologia na Prática

logo do curso Docência com Tecnologia na Prática

 

O curso Docência com Tecnologia na Prática é uma iniciativa do Núcleo de Tecnologias Educacionais e Línguas (NETEL), da Universidade Federal do ABC (UFABC), organizado a partir de demanda observada e discutida na 1ª Reunião Ordinária do Conselho Técnico Científico (CTC) de 2019, realizada em 21 de março de 2019. O curso tem como principal objetivo contribuir para a reflexão e a capacitação de docentes e pessoas interessadas em elaborar cursos virtuais e conhecer e aplicar metodologias e tecnologias educacionais em cursos virtuais, presenciais ou híbridos.

1. Justificativa  

O curso alinha-se diretamente aos objetivos do NETEL, estabelecidos na Resolução CONSUNI nº 195, de 4 de abril de 2019, e que incluem:

  1. Promover propostas educacionais inovadoras e ações de facilitação e estímulo ao uso de tecnologias educacionais;
  2. Apoiar e/ou desenvolver projetos educacionais mediados por tecnologias;
  3. Fomentar a integração de novas tecnologias de informação e comunicação no âmbito dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, para a convergência das modalidades de ensino presenciais, semipresenciais e a distância;
  4. Fomentar e apoiar a prospecção e uso de tecnologias assistivas, voltadas a atender as demandas das pessoas com deficiência;
  5. Garantir a qualidade dos processos educacionais mediados por tecnologia respeitando as normativas relacionadas aos direitos autorais.

 

Além disso, diversas das metas elencadas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFABC (PDI UFABC 2012) remetem à necessidade de capacitar os servidores da instituição (em particular os docentes) para o uso de tecnologias educacionais, no ensino a distância e presencial. Entre essas metas, podemos destacar:

  1. Criação de cursos de graduação a distância na UFABC;
  2. Oferta de disciplinas totalmente em EaD para os estudantes dos cursos presenciais, especialmente em regime de recuperação;
  3. Criação de processos de acolhimento dos novos docentes sobre as ações e perspectivas da EaD na UFABC;
  4. Exigência de que professores em estágio probatório cursem capacitação ministrada em ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
  5. Utilização da EaD para o combate à evasão;
  6. Flexibilização do processo de aprendizagem dos cursos presenciais;
  7. Oferta de capacitações para cursinhos preparatórios e escolas da região;
  8. Criação de projetos e formação de grupos de pesquisa específicos para desenvolvimento de conteúdos virtuais com incentivos para os professores;
  9. Estabelecimento de incentivos para execução de projetos de oferta de disciplinas no modelo semipresencial;
  10. Estabelecimento de incentivo para atualização de docentes quanto às novas tecnologias educacionais, de forma que, até 2022, todos os docentes estejam utilizando ativamente o AVA em suas disciplinas;
  11. Aprimoramento na produção de material didático de qualidade.

2. Público Alvo

O curso se destina prioritariamente a comunidade interna considerando, com vista a atender o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFABC 2013-2022:

“Vários aspectos deverão ser explorados quanto ao uso das tecnologias no ensino. Destacam-se ações como a criação e o aperfeiçoamento das ferramentas de ensino, promovendo a participação dos discentes neste processo, a utilização de metodologias apropriadas ao aprendizado dos alunos, capacitação constante aos docentes, para que façam o melhor uso possível de tais ferramentas.”.

A depender da demanda interna e dos recursos disponíveis para ofertar vagas do curso, ele também pode ser oferecido em formato extensionista (para parte ou totalidade das vagas), uma vez que seu conteúdo, embora esteja calcado na realidade e valores da UFABC, também pode contribuir para a melhoria qualidade do ensino em outros contextos, como o da Educação Básica da região do Grande ABC.

Além das necessidades institucionais diretas, como a ambientação no uso de plataformas de conferências virtuais e de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, é importante ainda ressaltar que há demanda da comunidade externa e interna da UFABC, intensificada com o uso emergencial de estratégias e tecnologias do ensino remoto para a continuidade das atividades de ensino durante a pandemia de COVID-19. 

3. Caracterização do Curso

 

Propomos neste curso MOOC um caminho autônomo e didático para sua formação continuada na temática recursos digitais tecnológicos e suas contribuições no ambiente acadêmico.

Durante esta jornada você poderá realizar até quatro módulos formativos.

Ao cumpri-los você poderá obter o certificado do curso de formação continuada "Docência com Tecnologias na Prática", de 60 horas.

Você também poderá realizar os módulos independentes e a cada módulo concluído você poderá obter um certificado de curso livre, de 15 horas com o título do módulo cumprido.

Os módulos disponíveis são:

DESENHO DIDÁTICO | Planejamento e desenho instrucional de um curso virtual

ACESSIBILIDADE NA EAD | Curadoria de materiais e tecnologias educacionais de acessibilidade para cursos virtuais

RECURSOS E TECNOLOGIAS  | Produção e curadoria de materiais e tecnologias educacionais para cursos virtuais

MOODLE NA PRÁTICA  | Implementação de um curso virtual no Moodle

Este é um Curso Online Aberto e Massivo (do inglês Massive Open Online Courses - MOOC), portanto o ritmo e modo de realização ficará ao critério do cursista, apenas sendo necessário respeitar o prazo de início e término do curso.

Os módulos ficarão disponíveis e poderão ser realizados de acordo com o seu tempo e organização. Por exemplo, o curso total tem duração estimada de 60h, cada módulo tem duração prevista de 15h, então, você poderá distribuir seu tempo de dedicação ao longo das semanas.

O importante nesse tipo de curso MOOC é estabelecer um ritmo e constância nos estudos. Você é livre para iniciar pelo módulo e oficina que desejar, porém é válido ressaltar que cada módulo foi construído a partir de uma sequência de ideias e propostas para contribuir na construção do conhecimento desejado. Sabemos que cada pessoa tem um processo próprio de aprendizagem e os módulos e oficinas também contemplam dinâmicas de aprendizagem diversas.

Boa Jornada!

Equipe NETEL

 

Registrado em: Quadrimestre Suplementar - Cursos
Fim do conteúdo da página