Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > FAQ (perguntas frequentes)
Início do conteúdo da página

FAQ (perguntas frequentes)

Última Atualização: Quarta, 08 Dezembro 2021 17:23 | Acessos: 8099

Serviços da RNP (ConferênciaWeb, Eduplay) e do Google (Meet, Drive, Classroom)

O Google Meet receberá novas restrições de uso na UFABC? Quando elas serão introduzidas?

Sim: a partir de 10 de janeiro de 2022 o Google Meet não terá mais a função de gravação no plano de serviços da Google a que a UFABC tem acesso.

Quais funcionalidades dos serviços Google poderemos utilizar a partir de 10/01/2022?

A lista de funcionalidades mantidas após esta data está disponível aqui; o plano a que a UFABC tem acesso é o Education Fundamentals. Nesse plano, o acesso ao Classroom e ao Drive serão mantidos sem perda dos arquivos guardados até então. Há um limite único para todo o espaço usado no Drive por usuários da instituição (100 terabytes), sem a possibilidade de implementar cotas individuais de uso, o que pode limitar o uso no futuro.

Por que a UFABC optou por migrar as atividades síncronas (aulas, reuniões) para a ConferênciaWeb da RNP?

Porque a ConferênciaWeb é uma plataforma nacional, mantida com verbas públicas (sem onerar o orçamento da UFABC), e desenvolvida para o setor público, em particular as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), em várias das quais já vem sendo utilizada.

Ademais, a referida plataforma possui funcionalidades muito úteis para usos educacionais, como: salas de apoio, anotações compartilhadas, quadro branco, enquetes; e está mais especificamente alinhada às necessidades das universidades: os dados dos usuários são melhor resguardados, a integração com nossos sistemas é priorizada, e as políticas de uso são orientadas às IFES. Outro aspecto importante que justifica a adesão da UFABC aos serviços RNP é a possibilidade de realizar gravações de aulas via Eduplay (plataforma de streaming da RNP que complementa os serviços da ConferênciaWeb), com armazenamento por tempo indeterminado, controle de acesso e a possibilidade de baixá-las. Por fim, a plataforma é desenvolvida como software livre, o que favorece nossa autonomia e segurança.

Serão ofertadas oficinas/treinamento à comunidade sobre o uso das plataformas RNP?

Sim. A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), com apoio do NETEL, organizou um primeiro ciclo de oficinas; os vídeos e slides delas podem ser encontrados aqui. Estão planejadas novas ofertas para fev/2022, antes do início do Q1; as datas são divulgadas pelos canais de comunicação da UFABC. Além dessas oficinas, a RNP disponibilizará um curso on-line para usuários da ConferênciaWeb.

O sistema ConferênciaWeb tem um manual ou guia simplificado de uso de suas funcionalidades? Há materiais disponíveis na rede?

Sim. Nesta página separamos alguns materiais específicos. A gravação das primeiras oficinas estará disponível para consulta no Eduplay.

Para demais esclarecimentos sobre o uso da plataforma, também indicamos que acessem a Central de Ajuda - ConferênciaWeb e utilizem os canais de oficiais de comunicação da RNP: telefone 0800 722 0216, e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

É possível usar o ConferênciaWeb em celulares? Ele possui um aplicativo para isso?

O ConferênciaWeb funciona normalmente em navegadores de celulares / tablets, mas não possui aplicativo próprio. Você pode verificar se a sua conexão e equipamento atendem aos requisitos do sistema acessando este link, ou o QR Code abaixo:

QR code para o teste de requisitos do ConferênciaWeb

Se encontrar problemas, por favor siga as orientações desta página.

No ambiente da ConferênciaWeb, quem pode criar "comunidades", e como solicitar isso?

Recomendamos que as comunidades sejam criadas somente no caso de atividades administrativas como Conselhos e Comitês da UFABC. Para criar essas comunidades, a/o servidor da unidade administrativa responsável deverá abrir solicitação ao NTI, pela Central UFABC UFABC.

Tenho usado o Moodle como plataforma de minhas aulas, como usar o sistema ConferênciaWeb com o Moodle?

É só indicar no Moodle o link de sua sala (cada docente terá sua própria sala) e o horário dos encontros síncronos. A RNP está desenvolvendo ferramentas de integração adicional entre ConferênciaWeb e Moodle, e que estão previstas para lançamento em 2022.

Se eu quiser continuar a usar o Google Meet para aulas, existe alternativa para gravá-las?

Sim (usando softwares como o OBS Studio); vale destacar, porém, que isso demanda certo conhecimento técnico e um computador mediano ou superior, bem como o uso de outra plataforma para hospedar e disponibilizar as gravações para os estudantes. Se ainda assim desejar fazer a gravação dessa forma, poderá encontrar algumas indicações de ferramentas e tutoriais nesta página.

O que irá acontecer a partir de jan/2022 com as aulas e arquivos que tenho no Google Drive vinculado ao meu e-mail UFABC?

Você poderá acessar, editar e criar normalmente os arquivos do GoogleDrive vinculados ao seu e-mail institucional. Há um limite único para todo o espaço usado no Drive por usuários da instituição (100 terabytes), sem a possibilidade de implementar cotas individuais de uso.

E no caso de atividades administrativas realizadas no ConferênciaWeb e que precisem ser gravadas?

As atividades administrativas como reuniões de conselhos, comitês e comissões poderão ser gravadas diretamente no ConferênciaWeb, sem necessidade de transmissão para o Eduplay; gravações feitas dessa forma ficarão disponíveis por 90 dias, e caso necessário arquivamento deverão ser salvas e/ou hospedadas em outro serviço. Para usar essa forma de gravação direta você deverá fazer solicitação prévia ao NTI pela Central UFABC.

 

Tenho um problema usando o Google Meet, Drive ou Classroom pelo e-mail institucional, como resolver?

Por favor contate o NTI abrindo um chamado de suporte. (A adesão ao Google Workspace o acesso a serviços do Google por meio do login institucional é gerida exclusivamente pelo NTI.)

 

Diversos

Tenho uma questão relacionada ao uso do Moodle, como resolver?

Por favor consulte os "Tutoriais básicos do Moodle", compilados pelo NETEL. Caso a dúvida persista, abra um chamado de suporte com o NETEL.

Tenho um problema relacionado ao SIGAA (nas seções Portal do Docente ou Turmas Virtuais), como resolver?

Por favor contate o NTI, preferencialmente abrindo um chamado de suporte.

 

O Google Meet receberá novas restrições de uso? Quando elas serão introduzidas?

Sim, a partir de 10 de janeiro de 2022 o Google Meet não terá mais a função de gravação no plano dos serviços Google que é oferecido à UFABC.

Quais funcionalidades dos serviços Google poderemos utilizar a partir de 10/01/2022?

A lista de funcionalidades mantidas após esta data está disponível em https://edu.google.com/intl/ALL_br/products/workspace-for-education/editions/

O plano da UFABC é o Education Fundamentals. Neste plano, o acesso ao GoogleClassroom e ao GoogleDrive serão mantidos sem perda dos arquivos guardados até então; há um limite único para todo o espaço usado para o Drive na instituição (100Tb), porém, não é possível implementar cotas individuais de uso.

 

Por que a UFABC optou por migrar as atividades síncronas (aulas, reuniões) para a ConferênciaWeb da RNP?

Porque a ConferênciaWeb é uma plataforma nacional, mantida com verbas públicas (sem onerar o orçamento da UFABC), e desenvolvida para o setor público, em particular as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), em várias das quais já vem sendo utilizada.

Ademais, a referida plataforma possui funcionalidades particularmente úteis para usos educacionais, como: salas de apoio, anotações compartilhadas, quadro branco, enquetes, e está mais especificamente alinhada às necessidades das universidades: os dados dos usuários são melhor resguardados, a integração com nossos sistemas é priorizada, e as políticas de uso são orientadas às IFES.
Outro exemplo que justifica a adesão da UFABC aos serviços RNP é a possibilidade de realizar gravações de aulas via Eduplay (plataforma de streaming da RNP que complementa os serviços da ConferênciaWeb), com armazenamento por tempo indeterminado, controle de acesso e a possibilidade de baixá-las. A plataforma também é desenvolvida como software livre, o que favorece nossa autonomia e segurança.

 

Serão ofertadas oficinas/treinamento à comunidade sobre o uso das plataformas RNP?

Sim. O NETEL e a RNP estão organizando ciclos de treinamento para toda a comunidade que serão ofertados até o início do próximo quadrimestre. As datas das oficinas são divulgadas pelos canais de comunicação da UFABC. Além dessas oficinas, a RNP disponibilizará um curso on-line para usuários da ConferênciaWeb.

 

O sistema ConferênciaWeb tem um manual ou guia simplificado de uso de suas funcionalidades? Há materiais disponíveis na rede?

Sim. Nesta página (https://netel.ufabc.edu.br/ferramentas-qs/comunicacao-rnp ) separamos alguns materiais específicos. A gravação das primeiras oficinas, realizadas em 06/12 e 07/12, estará disponível para consulta no Eduplay.

Para demais esclarecimentos sobre o uso da plataforma, também indicamos que acessem a Central de Ajuda - ConferênciaWeb (https://ajuda.rnp.br/conferenciaweb/) e utilizem os canais de oficiais de comunicação da RNP Telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 e E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Registrado em: NETEL
Fim do conteúdo da página