Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso de Língua Inglesa Presencial - CLIP

Última Atualização: Terça, 19 Janeiro 2021 10:40 | Acessos: 39705

O programa Ciência sem Fronteiras (CsF), criado em 2011 pelo Governo Federal, foi a alavanca para a montagem do Curso de Língua Inglesa Presencial (Clip), um curso gratuito e voltado então a alunos de graduação socioeconomicamente vulneráveis. O Clip foi assim o primeiro curso de inglês como Língua Adicional (LA) ofertado na UFABC pela Divisão de Idiomas, com a proposta de garantir a alunos com altos índices de Coeficiente de Aproveitamento (CA) uma chance de concorrer às bolsas CsF em pé de igualdade com discentes oriundos de condições materiais mais vantajosas.

A excelência dos resultados obtidos no projeto gerou interesse de todos os membros da comunidade universitária, transformando o Clip num divisor de águas das ações relacionadas à Educação Linguística na UFABC e ampliando sua oferta aos membros da comunidade universitária. Por essa amplitude de abrangência, o Clip dialoga com todas as áreas da universidade, respeitando as diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) em relação à Interdisciplinaridade, à inclusão e a excelência.

Com profissionais da área de Educação Linguística em sua criação e sua trajetória, e atendendo às mais variadas demandas por um ensino público, gratuito e de qualidade, o Clip se propõe a promover na UFABC letramentos críticos em inglês, incentivando a participação ativa do aluno em sociedade, bem como sua autonomia e independência em sua própria formação. Sua oferta é uma prioridade amplamente apoiada por toda a comunidade UFABC, uma vez que o curso já transformou a vida de centenas de alunos com uma política pública de qualificação e incentivo à Educação Linguística em inglês.

Acesse o texto completo sobre o Clip

Acesse os editais publicados dos módulos do Clip  

Acesse as ementas (com conteúdo programático) dos módulos do Clip

Registrado em: Idiomas
Fim do conteúdo da página