Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Netel - Noticias
Início do conteúdo da página

NETEL

Inscrições 2024.1 - Curso Formação de Tutores para Educação a Distância - FTEaD

Processos Seletivos do curso Formação de Tutores para Educação à Distância. 1. Inscrição de cursistas O NETEL/UFABC ofertará neste quadrimestre uma turma do curso Formação de...

  • Escrito por Mauri Gauer
  • publicado
  • 01/02/24
  • 01h04

Processo Seletivo Tutores - Curso Docência com Tecnologias

  1. Processo seletivo de TUTORES - Curso Docência com Tecnologias Edital para seleção de graduandos*/pós-graduandos/servidores TAs** para atuarem como TUTORES em...

  • Escrito por Mauri Gauer
  • publicado
  • 15/05/23
  • 01h04

Oficinas de Docência com Tecnologias na Prática

Curso Docência com Tecnologias

Oficinas de Docência com Tecnologias na Prática

 

O curso Docência com Tecnologias é uma iniciativa do Núcleo de Tecnologias Educacionais e Línguas (NETEL), da Universidade Federal do ABC (UFABC), organizado a partir de demanda observada e discutida na 1ª Reunião Ordinária do Conselho Técnico Científico (CTC) de 2019, realizada em 21 de março de 2019. O curso tem como principal objetivo contribuir para a reflexão e a capacitação de docentes e pessoas interessadas em elaborar cursos virtuais e conhecer e aplicar metodologias e tecnologias educacionais em cursos virtuais, presenciais ou híbridos.

1. Justificativa  

O curso alinha-se diretamente aos objetivos do NETEL, estabelecidos na Resolução CONSUNI nº 195, de 4 de abril de 2019, e que incluem:

  1. Promover propostas educacionais inovadoras e ações de facilitação e estímulo ao uso de tecnologias educacionais;
  2. Apoiar e/ou desenvolver projetos educacionais mediados por tecnologias;
  3. Fomentar a integração de novas tecnologias de informação e comunicação no âmbito dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, para a convergência das modalidades de ensino presenciais, semipresenciais e a distância;
  4. Fomentar e apoiar a prospecção e uso de tecnologias assistivas, voltadas a atender as demandas das pessoas com deficiência;
  5. Garantir a qualidade dos processos educacionais mediados por tecnologia respeitando as normativas relacionadas aos direitos autorais.

Além disso, diversas das metas elencadas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFABC (PDI UFABC 2012) remetem à necessidade de capacitar os servidores da instituição (em particular os docentes) para o uso de tecnologias educacionais, no ensino a distância e presencial. Entre essas metas, podemos destacar:

  1. Criação de cursos de graduação a distância na UFABC;
  2. Oferta de disciplinas totalmente em EaD para os estudantes dos cursos presenciais, especialmente em regime de recuperação;
  3. Criação de processos de acolhimento dos novos docentes sobre as ações e perspectivas da EaD na UFABC;
  4. Exigência de que professores em estágio probatório cursem capacitação ministrada em ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
  5. Utilização da EaD para o combate à evasão;
  6. Flexibilização do processo de aprendizagem dos cursos presenciais;
  7. Oferta de capacitações para cursinhos preparatórios e escolas da região;
  8. Criação de projetos e formação de grupos de pesquisa específicos para desenvolvimento de conteúdos virtuais com incentivos para os professores;
  9. Estabelecimento de incentivos para execução de projetos de oferta de disciplinas no modelo semipresencial;
  10. Estabelecimento de incentivo para atualização de docentes quanto às novas tecnologias educacionais, de forma que, até 2022, todos os docentes estejam utilizando ativamente o AVA em suas disciplinas;
  11. Aprimoramento na produção de material didático de qualidade.

Além das necessidades institucionais diretas, é importante ainda ressaltar que há demanda da comunidade externa e interna da UFABC, intensificada com o uso emergencial de estratégias e tecnologias do ensino remoto para a continuidade das atividades de ensino durante a pandemia de COVID-19.

2. Público Alvo

O curso se destina prioritariamente a comunidade interna considerando, com vista a atender o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFABC 2013-2022:

“Vários aspectos deverão ser explorados quanto ao uso das tecnologias no ensino. Destacam-se ações como a criação e o aperfeiçoamento das ferramentas de ensino, promovendo a participação dos discentes neste processo, a utilização de metodologias apropriadas ao aprendizado dos alunos, capacitação constante aos docentes, para que façam o melhor uso possível de tais ferramentas.”.

A depender da demanda interna e dos recursos disponíveis para ofertar vagas do curso, ele também pode ser oferecido em formato extensionista (para parte ou totalidade das vagas), uma vez que seu conteúdo, embora esteja calcado na realidade e valores da UFABC, também pode contribuir para a melhoria qualidade do ensino em outros contextos, como o da Educação Básica da região do Grande ABC. 


Além das necessidades institucionais diretas, como a ambientação no uso de plataformas de conferências virtuais e de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, é importante ainda ressaltar que há demanda da comunidade externa e interna da UFABC, intensificada com o uso emergencial de estratégias e tecnologias do ensino remoto para a continuidade das atividades de ensino durante a pandemia de COVID-19. 

3. Caracterização do Curso

O curso Docência com Tecnologias é uma releitura do curso “Novas Tecnologias e Metodologias Educacionais” (NTME), ofertado há mais de 5 anos pelo NTE/NETEL, na modalidade EaD. O curso passou por reformulações nesse período, com a proposta de um curso modular (1ª Reunião Ordinária do Conselho Técnico Científico (CTC) de 2019, realizada em 21 de março de 2019), permitindo a criação de módulos independentes que contemplem os objetivos e as justificativas do curso.

O curso “Docência com Tecnologias” está sendo planejado e desenvolvido na modalidade EaD, porém traz como inovação o referencial TPACK (Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo) (Figura 1) que considera sete componentes ao planejar o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem: 1) conhecimento de conteúdo (CK), conhecimento pedagógico (PK), conhecimento tecnológico (TK), conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), conhecimento tecnológico do conteúdo (TCK), conhecimento técnico-pedagógico (TPK) e o equilíbrio entre os três conhecimentos (TPACK).

Figura 1: Componentes do TPACK (Koehler e Mishra, 2009).

 

Como o TPACK pode me ajudar a utilizar a tecnologia na sala de aula?

Fonte: http://tpack.org

O escopo teórico deste curso tem como premissa que a educação e as tecnologias interagem produzindo estratégias de ensino eficazes, com base na interconexão entre teoria e prática (SHULMAN, 1986) e nas diversas situações vivenciadas pelo docente. Neste contexto, a reformulação do curso “Docência com Tecnologias” considera, inclusive, as vivências durante o período de suspensão das atividades presenciais em decorrência do agravamento da pandemia de COVID-19, bem como o período de retomada das atividades presenciais que a UFABC está vivenciando, discutindo, inclusive, o sistema remoto, ensino híbrido e as ferramentas e metodologias de ensino.

Estão planejados dois módulos para compor o curso Docência com Tecnologias em 2022, quais sejam: 1) Educação Mediada por Tecnologias, e 2) Planejamento de Cursos Virtuais. O terceiro módulo referente a Metodologias ativas poderá ser ofertado em 2023, bem como novos módulos poderão ser propostos em função da demanda.

As ofertas acontecerão durante os três períodos letivos da UFABC, para ampliar a participação dos docentes da instituição e incentivar a adesão da comunidade. Os módulos são independentes e proporcionam certificados específicos para cada módulo concluído, caso a/o participante tenha interesse e mediante a entrega de atividade proposta (para os módulos compostos por oficinas). 

4. Módulo "Educação Mediada por Tecnologias"

Este módulo será ofertado durante os quadrimestres letivos, no sistema de oficinas semanais em três grandes módulos. Ao final das oficinas serão propostas atividades que poderão ser entregues para as pessoas que desejarem a certificação. Este módulo trabalhará ferramentas e procedimentos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial da UFABC, algumas lacunas do desenho instrucional dos cursos, como a acessibilidade, bem como a produção e o uso de material on-line.

 

5. Inscrições

Inscrições a partir de 20/10/2023 por meio do SIG:

https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao

 

  • Escrito por Mauri Gauer
  • publicado
  • 30/06/22
  • 14h49

Reuniões de 2023

1ª Reunião Ordinária -  08 de março de 2023 Convocatória (Detalhes e Pauta da Reunião) Sinopse Ata Atos Decisórios: ---  1ª Reunião Extraordinária...

  • Escrito por Max M Fuhlendorf
  • publicado
  • 28/01/22
  • 09h17

Reuniões de 2024

1ª Reunião Extraordinária -  08 de fevereiro de 2024 Convocatória (Detalhes e Pauta da Reunião) Sinopse Ata Atos Decisórios: ---   

  • Escrito por Max M Fuhlendorf
  • publicado
  • 28/01/22
  • 09h17

Reuniões de 2022

1ª Reunião Ordinária -  23 de março de 2022 Convocatória (Detalhes e Pauta da Reunião) Sinopse Ata Atos Decisórios: ---  1ª Reunião Extraordinária...

  • Escrito por Max M Fuhlendorf
  • publicado
  • 28/01/22
  • 09h17

FAQ (perguntas frequentes)

Serviços da RNP (ConferênciaWeb, Eduplay) e do Google (Meet, Drive, Classroom) O Google Meet receberá novas restrições de uso na UFABC? Quando elas serão introduzidas? Sim: a partir...

  • Escrito por Miguel Said Vieira
  • publicado
  • 24/09/20
  • 14h20

Bancos de OAs

Na lista a seguir, apresentamos alguns repositórios de objetos de aprendizagem Wisc-Online CESTA Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem Casa das...

  • Escrito por Silvia Carla Rodrigues
  • publicado
  • 17/08/18
  • 08h40
  • Escrito por Silvia Carla Rodrigues
  • publicado
  • 08/08/18
  • 09h53

Certificados

Acesse o Sistema de Certificados

  • Escrito por Silvia Carla Rodrigues
  • publicado
  • 08/08/18
  • 09h53
Fim do conteúdo da página