Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre

Última Atualização: Sexta, 12 Julho 2024 13:44 | Acessos: 5390

 

 

forbilin

 

1. Sobre o Curso

Curso de aperfeiçoamento na modalidade a distância intitulado em “Formação de práticas pedagógicas em Educação Bilíngue de Surdos” por meio do Moodle institucional da modalidade a distância com carga horária de 180 horas. Serão oferecidas 200 vagas a professores e profissionais da educação – cursistas que atuem nas redes públicas de ensino, através de um curso de 06 meses com início no segundo semestre de 2024, no formato EaD em parcerias com a UFABC, UFSCar, SECADI, DIPEBS, MEC.
Objetivo do curso: Promover formação de professores da educação básica sobre educação bilíngue de/para surdos com ênfase nas práticas pedagógicas, permitindo que os mesmos se instrumentalizam para que possam assistir pedagogicamente este grupo respeitando a primeira língua que é a Libras e sistematizando a segunda língua o português escrito, dando aos surdos a possibilidade de acessar o conhecimento e se desenvolver pedagogicamente, com foco principal nos anos iniciais.

 

Conteúdo programático:

 

Módulo 1: Introdução ao Curso e aos princípios de desenvolvimento da pessoa surda

- Ambientação digital (15h) - O objetivo desta disciplina é apresentar aos cursistas o ambiente virtual e as possibilidades de trabalho a partir da ferramenta. Tem caráter prático.

- Infância e desenvolvimento de linguagem (45h) - O objetivo desta disciplina é promover uma reflexão sobre língua e linguagem e de pensar nas infâncias de maneira que os participantes entendam como e qual a melhor maneira de promover o desenvolvimento da linguagem e aquisição da língua das crianças surdas. É uma disciplina de caráter teórico-prático, com foco nas brincadeiras e narrativas em Libras.

 

Módulo 2: Libras, Cultura e Educação

- Libras em contexto escolar - (30h) - Objetivo desta disciplina é oferecer a Libras como ferramenta linguística de maneira a contextualizar o aluno na cultura da comunidade surda a fim de que possa no final do curso construir atividades que contemple o sujeito surdo nas sua língua e cultura.
- Bilinguismo Sócio Cultural (30h) - O objetivo desta disciplina é refletir sobre os tipos e entendimentos que se tem de bilinguismo(s), dando ênfase ao bilinguismo de/para surdos a partir de atividades práticas que envolvam a influência da língua na constituição cultural do sujeito surdo, disciplina terá como mote o planejamento e a produção de materiais para estudantes surdos, com caráter teórico prático.

 

Módulo 3: Compreensão das práticas e planejamento de atividades para surdos

- Leituras para Surdos (30h) - O objetivo desta disciplina é o de estudar e demonstrar a diferença entre as línguas (L.S. e L.P) a partir das diferentes formas de leitura (de mundo, de sinais de português). Disciplina de caráter prático.

- Laboratório de atividades pedagógicas (30h) - Esta disciplina de caráter inteiramente prático propõe a produção de materiais bilíngues amparados nas aprendizagens das disciplinas anteriores. O objetivo aqui é a produção de sequências didáticas, vídeos de contação e narração de histórias e jogos educativos.

 

2. Proposta pedagógica

 Nome do curso: Formação de práticas pedagógicas nos anos iniciais em Educação Bilíngue de Surdos

 

Cronograma: 

Docentes

Disciplinas

Período

Carga Horária

Profa. Clarissa Bengtson

Ambientação digital

12/08 a 16/08

15h

Profa. Sandra Regina Leite Campos

Infância Desenvolvimento da Linguagem

26/08 a 13/09

45h

Profa. Sylvia Lia Grespan Neves

Libras no Contexto Escolar

23/09 a 04/10

30h

Profa. Claudia Regina Vieira

Bilinguismo sociocultural

14/10 a 25/10

30h

  

Metodologia:

A metodologia será desenvolvida a partir de ferramentas tecnológicas disponibilizadas no ambiente de aprendizagem por meio da Plataforma Moodle. O objetivo principal é o de garantir qualidade nos processos de ensino e aprendizagem com propostas inovadoras, integrando as tecnologias de informação e comunicação na educação. A Plataforma Moodle da Universidade Federal do ABC (UFABC) destina-se a atividades educacionais e acadêmicas por meio da criação de salas de aula virtuais. Assim, serão criadas salas virtuais para cada disciplina presente no curso de aperfeiçoamento. O professor pesquisador e o professor formador poderão, por exemplo, visualizar e editar a sala de aula virtual, interagir e avaliar todas as atividades dos usuários-estudantes, solicitar a inserção de usuários. Apenas os docentes responsáveis pela turma/disciplina e associados a ela nos sistemas de controle acadêmico podem ser cadastrados com esse perfil. Os tutores poderão visualizar a sala de aula virtual, interagir e avaliar todas as atividades dos usuários-estudantes. Os cursistas, professores da Educação básica pública, poderão visualizar a sala de aula virtual, interagir e participar de todas as atividades. Neste perfil são cadastrados todos os estudantes deferidos em cada disciplina.

A avaliação será realizada no ambiente de aprendizagem (plataforma Moodle) e os parâmetros serão estabelecidos para todas as disciplinas, sendo solicitadas as seguintes medidas avaliativas: (a) Fórum de discussão, (b) Postagem de tarefas/atividades; e, (c) Plano de aula/Estudo de caso.

a) Fórum de discussão: acesso e participação no fórum de discussão de cada disciplina no ambiente de aprendizagem, por meio da plataforma Moodle – UFABC. Em todas as disciplinas, os alunos terão a oportunidade de acessar a plataforma para discutir sobre os conteúdos, assim como as tarefas das disciplinas. Desse modo, os alunos trocarão informações entre si e receberão feedback dos tutores de cada disciplina.

b) Postagem de tarefas/atividades no ambiente de aprendizagem, por meio da plataforma Moodle – UFABC: serão postadas tarefas e atividades relacionadas aos conteúdos das disciplinas, em que os alunos terão um prazo para a realização e receberão feedback dos tutores.

c) Plano de aula/Estudo de caso: em todas as disciplinas, os alunos irão elaborar um plano de aula/estudo de caso, a partir da prática vivenciada em sala de aula, aplicando os conteúdos expostos e trabalhados nas mesmas.

Além das medidas avaliativas descritas, no início do curso será solicitado que os(as) cursistas respondam a um questionário contendo questões sobre a formação e atuação profissional junto aos estudantes com deficiência, fatores que motivaram a realizar o curso de aperfeiçoamento. Ao final da disciplina, os(as) cursistas responderão outro questionário visando analisar, dentre outros aspectos, os possíveis impactos da formação continuada na prática pedagógica dos professores participantes.

 

3. Contato:

Dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

4. Edital de alunos

EDITAL N° 001/2024 Formação de práticas pedagógicas em Educação Bilíngue de Surdos

[ERRATA] EDITAL N° 001/2024 Formação de práticas pedagógicas em Educação Bilíngue de Surdos


O resultado do edital de alunos sairá no dia 22/07/2024

 

5. Edital de tutor

Chamada Pública n. 002/2024 Unifesp - Forblin


O resultado do edital de tutores sairá no dia 22/07/2024

 

 

Registrado em: Sem categoria
Fim do conteúdo da página