Página inicial > Cursos NETEL > PCV - Planejamento de Cursos Virtuais

Planejamento de Cursos Virtuais: como organizar sua disciplina

Última Atualização: Quinta, 15 Abril 2021 16:33 | Acessos: 16366

Planejamento de Cursos Virtuais: como organizar sua disciplina
(Módulo 1 do curso "Docência com Tecnologias" - Oferta 2021)

O objetivo do curso é promover a reflexão e o debate a respeito da educação mediada por tecnologias, por meio do compartilhamento de conteúdos, recursos e métodos para o planejamento de cursos/disciplinas virtuais, bem como para a autoria de materiais didáticos para o ensino híbrido, semipresencial, remoto e/ou educação online.

Dessa forma, espera-se que os participantes possam se apropriar dos elementos necessários para elaborar uma proposta de curso virtual e ampliar a compreensão sobre fatores relevantes relacionados ao desenho de um curso/disciplina mediado por tecnologias.

A evidência de aprendizado do participante será a produção do seu mapa de atividades para pelo menos um curso/disciplina virtual de sua responsabilidade. Buscamos adaptar esta oferta do curso levando em conta os desafios específicos do momento atual, e recomendamos que os cursistas aproveitem as atividades do curso para preparar a(s) disciplina(s) que ofertarão no quadrimestre suplementar.

1. Carga horária total do curso: 60 horas (em média, 8h/semana)
  2. Público-alvo: Docentes da Educação Básica atuando na Grande ABC, docentes de Instituições públicas de Ensino Superior, docentes da UAB, coordenadores de Polos da UAB, Docentes da UFABC.
  3. Requisitos: Conhecimentos básicos em informática.
  4. Hardware necessário: equipamento eletrônico com acesso à internet e reprodução de áudio e vídeo; sistema operacional com acesso à internet (Windows, Linux, Android, IOS, ou equivalentes); internet 3G ou banda larga (boa velocidade).
  5. Metodologia: o curso prevê tutoria, com  momentos principalmente assíncronos, e síncronos não obrigatórios.
  6. Inscrições Abertas:

EDITAL para TUTORES - pós-graduandos da UFABC (15/04 a 26/04):  EDITAL - LINK PARA INSCRIÇÕES

EDITAL para ALUNOS (21/04 a 15/05): EDITAL - LINK PARA INSCRIÇÕES via SIGAA (aguardar abertura)

7. Cronograma:
    Aula/TópicoPeríodoObjetivos
    Semana 1
    Ambientação

01/06//2021

14/06/2021

Realizar aula inaugural virtual. Promover acolhimento, ambientação com o AVA e  apresentação da turma. Iniciar reflexões sobre ensino remoto, educação online, ensino híbrido e EAD.

Semana 2

Buscar Ideias

15/06/2021

21/06/2021

Abordar temas relacionados à análise e design de um curso/disciplina virtual. Promover reflexões importantes sobre perfil do público-alvo, tipo de organização do curso pretendido, área do conhecimento, quantidade de alunos atendidos e carga horária.

Semana 3

Planejar o mapa

22/06/2021

28/06/2021

Introduzir  conceitos sobre aspectos didático-pedagógicos que envolvem o planejamento de um curso/disciplina virtual. Desenvolver os temas, subtemas e seus respectivos objetivos de aprendizagem, por meio da elaboração do Mapa de Atividades, instrumento que orientará o planejamento do projeto de curso/disciplina virtual a ser elaborado pelos participantes durante o curso.
    Semana 4
    Organizar conteúdos

29/06/2021

05/07/2021

Apresentar os conceitos básicos sobre licenças e direitos autorais, Recursos Educacionais Abertos (REA) e acessibilidade em materiais digitais. Promover  reflexões sobre os aspectos éticos e legais a serem  considerados nos materiais  que os participantes pretendem desenvolver e incluir nos seus projetos de curso/disciplina.
    Semana 5
    Praticar e comparar

06/07/2021

12/07/2021

Explorar metodologias ativas e os aspectos que envolvem atividades síncronas e assíncronas no processo de ensino-aprendizagem, bem como suas implicações no desenvolvimento de um curso/disciplina virtual. Explorar ainda, em função das metodologias definidas, os tipos de acompanhamento (feedback) e avaliação da aprendizagem (rubricas, avaliação por pares, autoavaliação), bem como estratégias e ferramentas que podem apoiar docentes e alunos nesse processo.

Semana 6
    Implementar e avaliar

13/07/2021

19/07/2021

Propor a validação do projeto de curso planejado no Mapa de Atividades, por meio da implementação de todo (ou de parte) do que foi planejado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Apresentar, para validar o que foi planejado e implementado, os instrumentos de avaliação do curso criado pelos participantes.
    Semana 7
    Encerramento

20/07/2021

27/07/2021

Realizar a semana de encerramento no formato de um “workshop virtual” para compartilhamento do que foi desenvolvido no curso e a avaliação do percurso.

pcv2021

Oferta 2020