Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos
Início do conteúdo da página

Cursos PMQ

Última Atualização: Quinta, 15 Fevereiro 2024 11:00 | Acessos: 1375

CONTEXTO

A região do Grande ABC, reconhecida internacionalmente pelo seu legado às relações políticas e sociais do Brasil, historicamente se articulou como uma região na qual a qualificação técnica-profissional estratégica (e conectada à sua vocação econômica) se apresenta como prática social concreta.

Situações de vivência e aprendizagem coletivas, atividades específicas em espaços técnicos, investigações e intervenções sociais conectadas ao mundo do trabalho são ferramentas metodológicas muito utilizadas para prover a qualificação social e profissional em públicos heterogêneos, em especial aos integrados ao Sistema Nacional do Emprego, Trabalho e Renda e a outras políticas públicas de inclusão social.

Sob essa perspectiva, a UFABC, localizada nos municípios de Santo André e São Bernardo, se reconhece como uma agente social do mundo do trabalho que pode viabilizar, a partir de sua massa crítica-tecnológica e disponibilidade de infraestrutura técnica de excelência, a prática da qualificação profissional para promoção da dignidade no trabalho.

Para formalizar esse reconhecimento ativo da UFABC como parte do mundo profissional, propomos a oferta de qualificações referenciadas no Guia Pronatec de Cursos FIC, e que estão conectadas com a demanda profissional do Grande ABC, às expectativas do desenvolvimento regional e nacional, assim como as oportunidades de renda diagnosticadas nos territórios. São elas:

  • Eletricista de Sistema de Energias Renováveis (código do curso: 278094), referente ao campo profissional de Eficiência Energética;
  • Auxiliar de Geoprocessamento (código do curso 278083), referente ao campo profissional de Geoprocessamento;
  • Agente Cultural (código do curso: 221185), referente ao campo profissional de Produção Cultural;
  • Assistente de Produção Cultural (código do curso: 221040) referente ao campo profissional de Produção Cultural;
  • Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais (código do curso: 221189),referente ao campo profissional Turismo e;
  • Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental (código do curso: 221412), referente ao campo profissional Turismo.

A região do Grande ABC conta com polos tecnológicos e arranjos produtivos importantes no campo da Energia, Geoprocessamento e Turismo, com forte presença de empresas de tecnologia, e os processos tecnológicos e as neo-indústrias têm se tornado destaques no desenvolvimento socioeconômico do país. A presença do Polo Tecnológico do Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, um dos braços do Consórcio Intermunicipal das 7 cidades do ABC,  ao lado do Mestrado e do Doutorado Acadêmico Industrial ofertado pela UFABC (realizados com a parceria e a supervisão das indústrias do ABC), posicionam a região como protagonista internacional no mundo do trabalho mundial, conforme.

 

Acesse o projeto na íntegra clicando aqui

 

 

Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis e Eficiência Energética

 O objetivo do curso Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis e Eficiência Energética é estabelecer, no ABC, um itinerário formativo de caráter técnico, com características de extensão tecnológica profissionalizante, visando formar instaladores de sistemas de energias renováveis e eficiência energética. Serão qualificadas 750 profissionais aptas (os) para atuarem nos mercados de energia renovável (com ênfase em energia solar fotovoltaica) e de eficiência energética. Esses profissionais vêm sendo requisitados tanto em projetos de micro e minigeração quanto em usinas de grande porte, podendo atuar nos ambientes de contratação regulada (ACR) ou de contratação livre (ACL).

Do ponto de vista regional, a importância do curso em termos de empregabilidade reside no fato de o ABC ser uma região eletrointensiva, devido a sua vocação industrial. Há uma expectativa do crescimento da demanda por profissionais de energias renováveis e eficiência energética no ABC, devido a fatores impulsionadores externos. Dentre esses fatores, destacam-se o preço crescente da energia elétrica e a necessidade de tanto empresas quanto o setor público realizarem transição energética visando o atendimento de diretrizes de Governança Ambiental e Social.

Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais: Introdução ao Turismo e às Práticas Turísticas em Áreas Protegidas”

O curso “Turismo receptivo no século XXI – Teoria e prática” têm como objetivo qualificar jovens do ABC paulista para exercer atividades turísticas junto com as empresas do setor. Entre as qualificações, se destacam a capacidade de compreender o sistema turístico e as tendências do mercado turístico atual, assim como as oportunidades que o mesmo oferece para se desempenhar no âmbito do turismo receptivo. Como auxiliares do guia de turismo, os egressos contarão com uma qualificação básica que valoriza a recepção, a hospitalidade e os recursos históricos e culturais locais.

Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental: Introdução ao Turismo e às Práticas Turísticas em Áreas Protegidas

O turismo ambiental tem despertado o interesse de vários segmentos da sociedade por impulsionar o desenvolvimento sócio-econômico local/regional, a partir da geração de empregos e renda, e por auxiliar na promoção de ações de conservação de ambientes naturais. Neste contexto, o curso “Introdução ao Turismo e às Práticas Turísticas em Áreas Protegidas” pretende contribuir com a qualificação social e profissional de jovens, da região do Grande ABC, para atuarem neste setor dinâmico e em crescimento. O curso tem como objetivo capacitar jovens para liderarem atividades turísticas e promoverem ações educativas e de sensibilização, a partir do conhecimento teórico e prático sobre a importância da conservação ambiental para a saúde humana e para a natureza. Além disso, pretende desenvolver habilidades dos aprendizes para a elaboração e organização de materiais e projetos para a realização de visitas monitoradas. Desta forma, ao se qualificarem neste campo, os jovens poderão ampliar suas perspectivas profissionais, e também se tornarem agentes ativos no estímulo do crescimento econômico local e na promoção da sustentabilidade da sua região.

Auxiliar de Geoprocessamento

A qualificação profissional de Auxiliar de Geoprocessamento tem por objetivo oferecer uma formação de qualificação técnica profissional na área de geotecnologias, uma das áreas de forte destaque na atualidade. A qualificação promove uma carga horária compatível com os principais temas das geotecnologias, desde cartografia, banco de dados espaciais, análise de redes, rotas, entre outras. Espera-se que o qualificado esteja apto para trabalhar no auxílio e no manuseio das ferramentas básicas do geoprocessamento, além de obter um conhecimento geral da área, adquirindo habilidades tanto para trabalhar no campo auxiliar quanto para seguir em seus estudos.

Registrado em: Sem categoria
Fim do conteúdo da página