Outras ferramentas de comunicação

Última Atualização: Quarta, 24 Novembro 2021 00:23 | Acessos: 10160
logotipo RNC

Recomendamos, para as atividades acadêmicas remotas síncronas (aulas, reuniões, bancas etc.), o uso da plataforma ConferênciaWeb RNP, que é gratuita, pública e que não coleta de dados pessoais para publicidade ou outros fins. Mais informações e tutoriais neste link. As informações de plataformas alternativas listadas abaixo são alternativas sem suporte.

Webconferência

Google Meet

Web, Android, iOS

O Google Meet é uma ferramenta de comunicação remota audiovisual integrada com o Google Calendar e o Classroom. Possui funcionalidades para compartilhamento de tela, gravação de reuniões e limite de até 100 conexões simultâneas em uma mesma sala. Possui aplicativo para uso em smartphones (o app requer conta do Google para utilização).
Observação: De acordo com o site do Google Meet, em breve a ferramenta será disponibilizada gratuitamente, para todos. Por enquanto, o acesso ao Google Meet depende do uso de contas do Gsuite for Education da UFABC por parte dos docentes. O criador da sala deve estar presente na mesma para aprovar a ingressão de usuários externos à UFABC (e-mails que não são @ufabc.edu.br).

Discord

Web, Android, iOS, Windows, macOS e Linux

Software proprietário gratuito para webconferência baseado em áudio e chat.
Plataforma extremamente customizável, permite a abertura de um servidor para a disciplina; uma vez online, o aluno consegue ver todos os outros discentes que também estão conectados para conversarem sobre a disciplina.
Durante a crise do coronavírus, terá a funcionalidade `Go Live´ de compartilhamento de tela e vídeo ampliada de 10 para 50 participantes simultâneos.

Jitsi Meet

Web, Android, iOS, Windows, macOS e Linux

Software de código aberto que permite a criação de webconferências com áudio e vídeo.
Permite sincronização rápida com calendário online (i.e. Google Calendar) para organizar aulas mais facilmente.
Funciona em computadores e apps de smartphones, além de ser possível participação através de ligação telefônica tradicional, útil para alunos que porventura não tenham acesso web consistente.
Limitação prática de número de participantes: 35 usuários.

• É o aplicativo de uso mais simples para iniciantes. O docente só precisa entrar no site meet.jit.si no navegador ou em um dos aplicativos (Android/iOS) disponpiveis no link, digitar o nome da sala de reuniões e ela é automaticamente iniciada. Uma vez na sala, há recursos de chat via texto, opções de ativar e desativar áudio ou vídeo, e um ícone Ⓘ no canto inferior direito, com o link da sala, que pode ser enviado aos alunos. Esse botão também permite o envio de um número de telefone e uma senha a ser digitada pelos alunos, que podem então acessar a sala via ligação telefônica (basta ligar para o número brasileiro indicado no site, digitar a senha numérica e o símbolo # para entrar na sala).

• Tutorial do blog 4hd.com.br:

BigBlueButton

Linux (servidor), Web (cliente)

Sistema de conferência via web de código aberto. Além dos serviços de webconferência, possui integrações para muitos sistemas de aprendizado e gerenciamento de conteúdo.
É um sistema ideal para usuários avançados, que podem configurar um servidor Linux personalizado. Para usuários iniciantes, o BigBlueButton oferece uma interface simples com o aplicativo Greenlight, acessível diretamente no site demo.bigbluebutton.org.

Web, Android e iOS

Software proprietário popular de webconferência com versão gratuita.
Além de áudio e vídeo, permite compartilhamento de tela, chat entre os participantes e gravação do encontro em vídeo e texto do chat.
ATENÇÃO: esse software têm sido alvo de controvérsias recentes sobre sua segurança no uso de dados de usuários. Sugerimos que o/a docente se informe sobre esses riscos, e caso ainda assim considere conveniente utilizá-lo, informe-os aos estudantes. Leia mais aqui.
Limitação na versão gratuita: 100 participantes, 40 minutos por conferência.

WhatsApp Web

Web

O WhatsApp Web permite a utilização do popular aplicativo de mensagens WhatsApp Messenger (Android e iOS) no seu computador, diretamente no navegador de internet sem a necessidade de instalação. Para utilizar o serviço, basta realizar o login através da leitura do QR Code na página web através do app no celular. O aplicativo multiplataforma possui vários recursos, utilizando seu número de celular para enviar mensagens instantâneas e realizar chamadas de voz através do uso da internet.

Grupos do Google

Web

Um serviço gratuito para comunidades on-line e grupos de discussão.
O Grupos do Google facilita a comunicação com grandes grupos on-line e possui várias ferramentas, incluindo a possibilidade de discussão por e-mail via mailing lists e acesso a grupos Usenet.

Redes sociais

Web, Android, iOS

Crie Grupos no Facebook e permita que seus alunos publiquem e discutam assuntos pertinentes ao grupo desenvolvido.
Exemplo de grupo de Facebook: Planejamento de Cursos Virtuais;
Entenda a diferença entre Grupo, Página e Perfil no Facebook.

Contato para dúvidas ou sugestões:
Registrado em: Quadrimestre Suplementar