Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ferramentas Audiovisuais

Última Atualização: Sexta, 26 Fevereiro 2021 18:15 | Acessos: 11747

Áudio

Audacity

Windows, macOS e Linux

Software de código aberto para gravação, edição e tratamento de áudio.
Extremamente flexível e de uso simples e intuitivo, é recomendado para podcasts, gravações de áudio gerais e usos semelhantes.


Vídeo

OBS Studio

Windows, macOS e Linux

Software de código aberto para gravação e transmissão de vídeo em tempo real.
Permite transmissão de vídeos pelo YouTube, Twitch e outras plataformas.
Também é possível gravar vídeos com várias fontes simultâneas, como captura de tela, webcam, celular, navegador, etc.


DroidCam

Windows, Linux e Android

Software proprietário e gratuito (com versão paga oferecendo maiores resoluções).
Permite que um celular Android seja utilizado como webcam, facilitando a gravação de aulas com gravação de cadernos, caneta e papel.
É bastante útil em disciplinas que exijam resolução de exercícios: basta instalar o aplicativo no celular e no computador, apoiar o celular em um tripé ou algum outro suporte improvisado, e gravar ou transmitir ao vivo a mesa de trabalho - com o OBS Studio ou outros programas dessa lista.


Powtoon

Web + extensões (Google Chrome, Adobe Photoshop, etc)

Software online, proprietário, que permite criar animações em vídeos, ou vídeos animados através de modelos prontos mediante cadastro no site. Verifique a licença de uso ao utilizar os serviços, há restrições no uso da versão gratuita.


Screencast-o-matic

Windows e macOS

Software proprietário com versão gratuita limitada a 15 minutos de gravação.
Permite gravação de tela, sozinha ou com imagem simultânea da webcam, com interface extremamente simples.
Para usuários que não precisam das funcionalidades extras do OBS Studio ou de vídeos com mais de 15 min. pode ser uma boa opção, de uso e aprendizado mais simples.
Vários vídeos curtos criados nesse programa podem ser depois editados no Shotcut para montagem de aulas longas, se necessário.


Shotcut

Windows, macOS e Linux

Software de código aberto de edição de vídeo, com funções avançadas e interface semelhante à dos principais NLEs no mercado (Adobe Premiere, DaVinci Resolve, FinalCut, etc).


Video Cutter

Web

Ferramenta online extremamente simples, permite cortar pequenos vídeos, apenas para retirar parte do começo ou final da gravação.
Limitado a vídeos com até 500MB; para conteúdos maiores ou edições mais complexas, recomenda-se o uso de editores como o Shotcut.


Canon EOS Webcam

macOS, Windows

Ferramenta recém disponibilizada pela fabricante de câmeras Canon, permite o uso de muitos modelos da marca (vide lista de modelos compatíveis) como webcam de computador.
Muito útil para usuários que já tenham um dos modelos Canon compatíveis e que: não tenham uma webcam; ou queiram uma transmissão de vídeo com maior qualidade; ou precisem de uma segunda webcam para gravação simultânea, para filmar aulas em papel, etc..


Jogos virtuais e Interatividade

Plataforma REMAR

Web

A plataforma REMAR (Recursos Educacionais Multiplataforma Abertos na Rede) é um projeto da UFSCAR que objetiva facilitar e ampliar a construção e o reuso de jogos educacionais abertos. A interface é um serviço online, que engloba muitas ferramentas para a construção e customização de jogos digitais.


Design

Canva

Web

O Canva é uma plataforma proprietária de design gráfico. Com ela, é possível criar diversos tipos de cartazes, figuras e outros conteúdos visuais utilizando modelos prontos. Disponível online e em dispositivos móveis, tem versão gratuita e planos pagos com funcionalidades extras. Exige cadastro para uso.


Contato para dúvidas ou sugestões:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fim do conteúdo da página