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Plano de Apoio ao ECE

Última Atualização: Quarta, 25 Setembro 2024 13:11 | Acessos: 7213
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PLANO DE APOIO DO NÚCLEO EDUCACIONAL DE TECNOLOGIAS E LÍNGUAS DA UFABC (NETEL) À PROPOSTA DE ESTUDOS CONTINUADOS EMERGENCIAIS (ECE)

Diante da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais da UFABC, em decorrência da pandemia de Coronavírus, nos últimos dias, foi encaminhado  para apreciação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE), a minuta de Resolução referente a proposta de Estudos Continuados Emergenciais (ECE) para a Graduação e a Pós-Graduação, para que, dentro das possiblidades de cada disciplina já iniciada, as atividades do primeiro quadrimestre de 2020 sejam finalizadas. 

O referido Conselho discutiu os termos apresentados, em sessão realizada remotamente em 27 de março de 2020.   

A deliberação final desta pauta ocorreu na continuação desta mesma sessão, no dia 03 de abril de 2020 (sexta-feira). Anexos à referida minuta, constam as propostas de regulamento do ECE, tanto do âmbito da graduação como no âmbito da pós-graduação. Dentre os itens dispostos nestes anexos, faz-se menção ao NETEL como apoiador, visto que trata-se de uma área da UFABC com expertise e habilidades no uso das tecnologias de informação e comunicação no âmbito do ensino. Conforme disposto no documento: “O NETEL disponibilizará uma lista sugestiva de ferramentas tecnológicas, com seus respectivos tutoriais, e de atividades e práticas pedagógicas que poderão ser utilizadas e desenvolvidas pelos docentes. Ficará a critério de cada docente a utilização de outras ferramentas de sua escolha, desde que tenham acesso aberto e gratuito.

Assim, a proposta deste documento é apresentar, a seguir, recomendações de boas práticas e subsídios tecnológicos (já disponíveis no âmbito da UFABC) que poderão facilitar a relação entre docentes e discentes, caso o ECE seja uma alternativa adotada pela instituição. 

CONTATO ENTRE DOCENTES E ESTUDANTES

Para apresentar a estratégia de ação, esclarecer dúvidas, divulgar cronograma de estudos e orientar sobre encaminhamentos da disciplina, é importante que o docente estabeleça contato com os discentes. As ferramentas a seguir podem facilitar essa comunicação: 

  • E-mail institucional: utilize a lista de matriculados fornecida no início do quadrimestre. 
  • Redes Sociais online: crie grupos de estudos da sua disciplina em redes sociais como Facebook.
  • Aplicativos de Mensagens Instantâneas: grupos no WhatsApp ou no Telegram ajudam a disseminar a informação de forma mais rápida.

Observação: As redes sociais e aplicativos de mensagem instantâneas podem ser ótimos aliados, mas é importante que as informações disponibilizadas nessas plataformas, também sejam disponibilizadas em meios oficiais, como e-mail institucional. Nem sempre todos os estudantes possuem conta/acesso a estes recursos.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

Para disponibilizar materiais de estudo, propor atividades e dinâmicas referentes à disciplina que leciona, o docente poderá utilizar as plataformas e ferramentas de aprendizagem. 

A UFABC possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) próprio, o TIDIA.

Algumas de suas aplicações já são utilizadas pela comunidade acadêmica da Universidade. Demais funcionalidades (fórum, chat, entrega de atividades, calendário e outras) também poderão ser aproveitadas, caso o ECE seja estabelecido. 

Para saber mais, acesse a página Ferramentas Didáticas.

DESENHANDO O PLANO E ESTRATÉGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA JÁ INICIADA

Em primeiro lugar, é relevante encaminhar um levantamento de todo conteúdo já lecionado pelo docente nas semanas iniciais do primeiro quadrimestre de 2020. Em seguida, é importante que o docente, considerando os objetivos de aprendizagem da disciplina e o tempo disponível, defina os conteúdos que precisarão ser trabalhados junto aos estudantes até o final do período proposto pelo ECE

Uma ferramenta que poderá auxiliar essa organização de conteúdo é o mapa de atividades (ferramenta de design instrucional). Disponibilizamos um modelo para download no formato DOCXno formato DOCX.

Este modelo de mapa que é o ponto de partida: o docente poderá avaliar se é conveniente adaptar as colunas, conforme sua disciplina e abordagem pedagógica. Em alguns casos, também poderá ser relevante acrescentar uma coluna “avaliação”, no intuito de já deixar planejado o instrumento de avaliação que será utilizado na disciplina em questão.

Neste mapa de atividades, o docente poderá registrar a forma midiática em que cada conteúdo ficará disponível para os alunos. Exemplos: 

  • Aulas online síncronas em plataformas digitais (Zoom, Google meets, Skype,etc)
  • Vídeo aulas
  • Textos
  • Podcasts

Ao trabalhar na definição do plano de ensino, o docente poderá explorar, também, os recursos educacionais abertos: são materiais educacionais de uso e adaptação livres, feitos já com o intuito de serem compartilhados; para saber mais sobre como encontrá-los e usá-los, consulte a publicação Caderno REA.

Observação: Ao utilizar materiais elaborados por terceiros/as, é fundamental que sejam respeitadas as boas práticas de conduta acadêmica, evitando plágio e indicando claramente as autorias e referências bibliográficas. 

FERRAMENTAS DIGITAIS COMO SUPORTE PARA CONTINUIDADE DA DISCIPLINA

A diversidade de aparatos digitais pode ser útil para complementar as dinâmicas da disciplina. Veja, a seguir, algumas funcionalidades úteis e respectivos exemplos de ferramentas de acesso aberto: 

Existem outras ferramentas digitais que também poderão auxiliar no desenvolvimento de demais atividades para a disciplina, como: questionário, quiz, jogo, elaboração de vídeo, mapa mental, mural online, etc.

Para mais informações, tutoriais de uso e descrição completa de ferramentas sugeridas, acesse nossa página dedicada:

EXEMPLO DE UM PLANO DE ENSINO COM APOIO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A DISCIPLINA DE ESTRUTURA DA MATÉRIA (MATERIAL ADAPTADO):

 Tempo de dedicação:

 

O que os alunos

aprenderão?

 

Quais objetivos de aprendizagem devem ser alcançados?

 

Como demonstrarão?

 

1h

Fundamentos básicos que acompanharão a disciplina

O aluno deverá recordar as escalas de medidas.

 

O aluno deverá relacionar as diferentes medidas e suas unidades.

- Glossário (individual ou em grupo)

 

Ferramenta: Wiki

 

- Aplicação prática de conversão. O aluno deverá escolher um objeto, aplicar as unidades de medidas e elaborar um relatório técnico.

Feedback do docente (Aula 1): Analisar cada exemplo prático para desenvolver o Glossário.


 

1h

A origem do primeiro Modelo Atômico baseado em experimentos: o modelo atômico de Dalton

O aluno deverá diferenciar as Leis Ponderais.

 

O aluno deverá associar as Leis Ponderais com a teoria atômica de Dalton.

Resolver os exercícios propostos diretamente na ferramenta.

 

Ferramenta: Exercícios

Feedback do docente (Aula 2): Dar feedback automático para as alternativas erradas.


 

1h Mais um pouco sobre os fundamentos básicos que acompanham a disciplina

O aluno deverá compreender o significado das unidades de medida apresentadas na aula.

 

O aluno deverá reconhecer suas diferenças e saber onde utilizá-las.

Propor problemas de aplicação para a utilização da unidade de medida Mol.

 

Ferramenta: Atividades (Tidia)

 

Sugestão: propor uma situação-problema e o aluno deverá achar e justificar a solução.

Feedback do docente (Aula 3): Verificar o uso correto da medida de Mol.


 

1h  Estequiometria: por que sim?

O aluno deverá entender as proporções envolvidas nas equações químicas.

 

O aluno deverá escrever reações químicas.

Ferramenta: Fórum (Tidia)

 

Por que os cálculos estequiométricos são tão negligenciados e, ao mesmo tempo tão mal interpretados?

 Feedback do docente (Aula 4): Mediar o Fórum com base nas postagens dos alunos.


 

 2h  Sobre os gases

O aluno deverá reconhecer o significado da Equação do Gás Ideal.

 

O aluno deverá diferenciar as Leis dos Gases Ideais.

Apresentar cenários de experimentos que utilizem as três leis dos Gases ideais, para que o aluno identifique e justifique qual lei está sendo empregada.

 

Ferramenta: Atividades (Tidia)

 Feedback do docente (Aula 5): Dar um feedback sobre cada justificativa apresentada.


 

   Aula de encerramento   Apresentação do projeto via RNP.

Feedback do docente: realizar fechamento e divulgar as notas no TIDIA.

 

 

QUESTÕES IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADAS PELO DOCENTE

Sabe-se que o ECE refere-se a um processo adaptado de continuidade do primeiro quadrimestre de 2020, cujas atividades presenciais foram recentemente suspensas. Justamente por se tratar de um momento atípico, de muitas incertezas e dificuldades, é importante que o docente, ao continuar sua disciplina utilizando as ferramentas digitais online, reitere sua empatia ao processo de aprendizagem do corpo discente, considerando, também, as condições/limitações de acesso ao conteúdo online dos estudantes. 

Algumas sugestões:

  • Priorizar atividades assíncronas.
  • Eventuais atividades síncronas respeitando o horário das aulas presenciais.
  • Evitar sobrecarregar os estudantes com muitas atividades. É bastante provável que os discentes também estejam matriculados em outras disciplinas, neste quadrimestre.

 



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