Plano de Apoio ao ECE
PLANO DE APOIO DO NÚCLEO EDUCACIONAL DE TECNOLOGIAS E LÍNGUAS DA UFABC (NETEL) À PROPOSTA DE ESTUDOS CONTINUADOS EMERGENCIAIS (ECE)
Diante da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais da UFABC, em decorrência da pandemia de Coronavírus, nos últimos dias, foi encaminhado para apreciação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE), a minuta de Resolução referente a proposta de Estudos Continuados Emergenciais (ECE) para a Graduação e a Pós-Graduação, para que, dentro das possiblidades de cada disciplina já iniciada, as atividades do primeiro quadrimestre de 2020 sejam finalizadas.
O referido Conselho discutiu os termos apresentados, em sessão realizada remotamente em 27 de março de 2020.
A deliberação final desta pauta ocorreu na continuação desta mesma sessão, no dia 03 de abril de 2020 (sexta-feira). Anexos à referida minuta, constam as propostas de regulamento do ECE, tanto do âmbito da graduação como no âmbito da pós-graduação. Dentre os itens dispostos nestes anexos, faz-se menção ao NETEL como apoiador, visto que trata-se de uma área da UFABC com expertise e habilidades no uso das tecnologias de informação e comunicação no âmbito do ensino. Conforme disposto no documento: “O NETEL disponibilizará uma lista sugestiva de ferramentas tecnológicas, com seus respectivos tutoriais, e de atividades e práticas pedagógicas que poderão ser utilizadas e desenvolvidas pelos docentes. Ficará a critério de cada docente a utilização de outras ferramentas de sua escolha, desde que tenham acesso aberto e gratuito.”
Assim, a proposta deste documento é apresentar, a seguir, recomendações de boas práticas e subsídios tecnológicos (já disponíveis no âmbito da UFABC) que poderão facilitar a relação entre docentes e discentes, caso o ECE seja uma alternativa adotada pela instituição.
CONTATO ENTRE DOCENTES E ESTUDANTES
Para apresentar a estratégia de ação, esclarecer dúvidas, divulgar cronograma de estudos e orientar sobre encaminhamentos da disciplina, é importante que o docente estabeleça contato com os discentes. As ferramentas a seguir podem facilitar essa comunicação:
- E-mail institucional: utilize a lista de matriculados fornecida no início do quadrimestre.
- Redes Sociais online: crie grupos de estudos da sua disciplina em redes sociais como Facebook.
- Aplicativos de Mensagens Instantâneas: grupos no WhatsApp ou no Telegram ajudam a disseminar a informação de forma mais rápida.
Observação: As redes sociais e aplicativos de mensagem instantâneas podem ser ótimos aliados, mas é importante que as informações disponibilizadas nessas plataformas, também sejam disponibilizadas em meios oficiais, como e-mail institucional. Nem sempre todos os estudantes possuem conta/acesso a estes recursos.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)
Para disponibilizar materiais de estudo, propor atividades e dinâmicas referentes à disciplina que leciona, o docente poderá utilizar as plataformas e ferramentas de aprendizagem.
A UFABC possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) próprio, o TIDIA.
Algumas de suas aplicações já são utilizadas pela comunidade acadêmica da Universidade. Demais funcionalidades (fórum, chat, entrega de atividades, calendário e outras) também poderão ser aproveitadas, caso o ECE seja estabelecido.
Para saber mais, acesse a página Ferramentas Didáticas.
DESENHANDO O PLANO E ESTRATÉGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA JÁ INICIADA
Em primeiro lugar, é relevante encaminhar um levantamento de todo conteúdo já lecionado pelo docente nas semanas iniciais do primeiro quadrimestre de 2020. Em seguida, é importante que o docente, considerando os objetivos de aprendizagem da disciplina e o tempo disponível, defina os conteúdos que precisarão ser trabalhados junto aos estudantes até o final do período proposto pelo ECE.
Uma ferramenta que poderá auxiliar essa organização de conteúdo é o mapa de atividades (ferramenta de design instrucional). Disponibilizamos um modelo para download no formato DOCXno formato DOCX.
Este modelo de mapa que é o ponto de partida: o docente poderá avaliar se é conveniente adaptar as colunas, conforme sua disciplina e abordagem pedagógica. Em alguns casos, também poderá ser relevante acrescentar uma coluna “avaliação”, no intuito de já deixar planejado o instrumento de avaliação que será utilizado na disciplina em questão.
Neste mapa de atividades, o docente poderá registrar a forma midiática em que cada conteúdo ficará disponível para os alunos. Exemplos:
- Aulas online síncronas em plataformas digitais (Zoom, Google meets, Skype,etc)
- Vídeo aulas
- Textos
- Podcasts
Ao trabalhar na definição do plano de ensino, o docente poderá explorar, também, os recursos educacionais abertos: são materiais educacionais de uso e adaptação livres, feitos já com o intuito de serem compartilhados; para saber mais sobre como encontrá-los e usá-los, consulte a publicação Caderno REA.
Observação: Ao utilizar materiais elaborados por terceiros/as, é fundamental que sejam respeitadas as boas práticas de conduta acadêmica, evitando plágio e indicando claramente as autorias e referências bibliográficas.
FERRAMENTAS DIGITAIS COMO SUPORTE PARA CONTINUIDADE DA DISCIPLINA
A diversidade de aparatos digitais pode ser útil para complementar as dinâmicas da disciplina. Veja, a seguir, algumas funcionalidades úteis e respectivos exemplos de ferramentas de acesso aberto:
- Videoconferências: plataforma Conferência RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/)
- Publicação de áudios e vídeos: plataforma Internet Archive (https://archive.org/)
- Escrita colaborativa: plataforma Etherpad (https://etherpad.org/)
- Compartilhamento de arquivos: plataforma FileSender RNP (https://www.rnp.br/servicos/gestores-de-ti/colaboracao-a-distancia/filesender)
Existem outras ferramentas digitais que também poderão auxiliar no desenvolvimento de demais atividades para a disciplina, como: questionário, quiz, jogo, elaboração de vídeo, mapa mental, mural online, etc.
Para mais informações, tutoriais de uso e descrição completa de ferramentas sugeridas, acesse nossa página dedicada:
- Ferramentas didáticas (incluindo AVAs)
- Ferramentas audiovisuais
- Ferramentas de comunicação e webconferência
- Ferramentas especializadas
EXEMPLO DE UM PLANO DE ENSINO COM APOIO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A DISCIPLINA DE ESTRUTURA DA MATÉRIA (MATERIAL ADAPTADO):
Tempo de dedicação:
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O que os alunos aprenderão?
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Quais objetivos de aprendizagem devem ser alcançados?
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Como demonstrarão?
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1h |
Fundamentos básicos que acompanharão a disciplina |
O aluno deverá recordar as escalas de medidas.
O aluno deverá relacionar as diferentes medidas e suas unidades. |
- Glossário (individual ou em grupo)
Ferramenta: Wiki
- Aplicação prática de conversão. O aluno deverá escolher um objeto, aplicar as unidades de medidas e elaborar um relatório técnico. |
Feedback do docente (Aula 1): Analisar cada exemplo prático para desenvolver o Glossário.
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1h |
A origem do primeiro Modelo Atômico baseado em experimentos: o modelo atômico de Dalton |
O aluno deverá diferenciar as Leis Ponderais.
O aluno deverá associar as Leis Ponderais com a teoria atômica de Dalton. |
Resolver os exercícios propostos diretamente na ferramenta.
Ferramenta: Exercícios |
Feedback do docente (Aula 2): Dar feedback automático para as alternativas erradas.
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1h | Mais um pouco sobre os fundamentos básicos que acompanham a disciplina |
O aluno deverá compreender o significado das unidades de medida apresentadas na aula.
O aluno deverá reconhecer suas diferenças e saber onde utilizá-las. |
Propor problemas de aplicação para a utilização da unidade de medida Mol.
Ferramenta: Atividades (Tidia)
Sugestão: propor uma situação-problema e o aluno deverá achar e justificar a solução. |
Feedback do docente (Aula 3): Verificar o uso correto da medida de Mol.
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1h | Estequiometria: por que sim? |
O aluno deverá entender as proporções envolvidas nas equações químicas.
O aluno deverá escrever reações químicas. |
Ferramenta: Fórum (Tidia)
Por que os cálculos estequiométricos são tão negligenciados e, ao mesmo tempo tão mal interpretados? |
Feedback do docente (Aula 4): Mediar o Fórum com base nas postagens dos alunos.
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2h | Sobre os gases |
O aluno deverá reconhecer o significado da Equação do Gás Ideal.
O aluno deverá diferenciar as Leis dos Gases Ideais. |
Apresentar cenários de experimentos que utilizem as três leis dos Gases ideais, para que o aluno identifique e justifique qual lei está sendo empregada.
Ferramenta: Atividades (Tidia) |
Feedback do docente (Aula 5): Dar um feedback sobre cada justificativa apresentada.
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Aula de encerramento | Apresentação do projeto via RNP. | ||
Feedback do docente: realizar fechamento e divulgar as notas no TIDIA.
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QUESTÕES IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADAS PELO DOCENTE
Sabe-se que o ECE refere-se a um processo adaptado de continuidade do primeiro quadrimestre de 2020, cujas atividades presenciais foram recentemente suspensas. Justamente por se tratar de um momento atípico, de muitas incertezas e dificuldades, é importante que o docente, ao continuar sua disciplina utilizando as ferramentas digitais online, reitere sua empatia ao processo de aprendizagem do corpo discente, considerando, também, as condições/limitações de acesso ao conteúdo online dos estudantes.
Algumas sugestões:
- Priorizar atividades assíncronas.
- Eventuais atividades síncronas respeitando o horário das aulas presenciais.
- Evitar sobrecarregar os estudantes com muitas atividades. É bastante provável que os discentes também estejam matriculados em outras disciplinas, neste quadrimestre.
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