Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Memória dos Encontros > Sem categoria > 4° NETEL Conecta (11/12/2024)
Início do conteúdo da página

4° NETEL Conecta (11/12/2024)

Última Atualização: Segunda, 06 Janeiro 2025 11:03 | Acessos: 953

No último NETEL Conecta deste ano, que ocorrerá dia 11/12, das 14h às 16h, no Auditório Carlos Chagas - Bloco L (3º andar) em Santo André -, vamos dialogar com os colegas que participaram dos encontros deste ano e com quem mais puder e quiser participar!Para estimular a nossa conversa, as profªs Carla Rodriguez (CMCC) e Juliana Rossi Duci (CCNH) vão resgatar os diálogos realizados ao longo do segundo semestre de 2024 a fim de encaminhar os próximos temas e ações para o ano de 2025. Como temática propomos: "Trajetórias docentes e novos caminhos na Universidade"

 

Temática: “Trajetórias docentes e novos caminhos na Universidade”

Convidada: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

 

O quarto e último NETEL Conecta do ano foi concebido com a ideia de retomarmos os temas e diálogos que houveram durante o segundo semestre e alinharmos as ideias de como acontecerá no próximo semestre. Para começar a conversa retomamos de forma sucinta os outros 3 encontros:

O 1° encontro realizado dia 14/08 em Santo André com o profº Miguel Said Vieira que abordou a temática: “Educação e vigilância: possíveis efeitos colaterais do uso de métricas em AVAs por docentes” no qual fomos instigados a pensar coletivamente sobre quais são os mecanismos e ações que realizamos cotidianamente em nossas dinâmicas de aulas e nas interações com os discentes, que podem fomentar a reprodução de processos disciplinares e de vigilância e podem negar nossas ações mais democráticas e libertárias, mesmo lançando mão dos recursos tecnológicos mais atuais.

O 2° encontro aconteceu dia 11/09 no campus de São Bernardo do Campo na companhia da profª Bianca Garcia com a temática “Prô, pode usar o ChatGPT? Novos letramentos críticos” que nos incitou a pensar o uso das inteligências artificiais como participantes do processo de aprendizagem discente, também refletimos sobre a relação de autoria, co-autoria, ética e também suporte institucional e formativo da universidade na relação de ensino e aprendizagem mediada pelas IAs.

E o 3º encontro ocorreu em 23/10 no campus de S.A com o profº Felipe Franco com a temática “Limitações na formação tecnodigital para docência no curso de Matemática” que nos fez pensar sobre como as limitações na formação digital impactam os docentes no Curso de Matemática. Dialogamos também sobre a necessidade de  um suporte maior à docência nas esferas de formação, administração, coordenação e gestão, de modo que haja mais formações com enfoque na transformação digital.

Por fim, o 4° e último encontro do ano foi realizado no dia 11/12 em S.A com as profªs Carla Rodriguez e Juliana Rossi Duci no qual houve um resgate da proposta do NETEL, do que foi feito e do planejamento para 2025. 

As profªs questionaram aos presentes o que acharam das dinâmicas propostas, se a proposta de café e bolachas é atrativa, se ter uma pessoa com a “função de puxar conversa” funciona, como oportunizar o debate e diálogo durante o encontro, se a diversificação dos campi é interessante e se poderiam manter, e por fim quais estratégias podemos utilizar para ampliar a divulgação e a participação de mais docentes nos encontros?. Com isso terminamos buscando outras considerações de forma a auxiliar o planejamento do próximo ano.

 

Próximos temas e ações para o ano de 2025:

Para o próximo ano temos a ideia de focar em uma temática específica e diversificar as abordagens e realizar 6 encontros (fev; mar; abr; jun, jul e ago) e fazer uma mesa geral compilando nossas reflexões, proposições e demandas no Congresso UFABC em setembro.

O tema proposto, a partir do Congresso UFABC, do que a reitoria demanda do NETEL e do que comumente foi de algum modo abordado em nossos encontros deste ano propomos como tema geral para 2025: “A Inteligência Artificial na UFABC: sugestões de atuação em relação aos impactos na docência e na discência”, com questionamentos de:

  • O que é IA e como ela se apresenta no nosso cotidiano acadêmico (docentes, discentes, servidores e gestão da UFABC);
  • Receios, desconfianças, ilusões da IAGen no cotidiano acadêmico;
  • Potencialidades, conquistas e realidade da IAGen no cotidiano acadêmico;
  • Conhecendo guias de usos e legislações/orientações de IA no contexto acadêmico;
  • UFABC e IA: quais limites e possibilidades podemos considerar em nosso contexto acadêmico?;
  • Organizando proposta e ações sobre a IA na UFABC;
  • Possibilidade de ampliar a discussão interna sobre ações de EaD tanto para a graduação quanto para a pós-graduação.

 

Até o próximo café,

Equipe NETEL;

Registrado em: Sem categoria
Fim do conteúdo da página