Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

3° NETEL Conecta (23/10/2024)

Última Atualização: Terça, 05 Novembro 2024 13:25 | Acessos: 70

 

Temática: “Limitações na formação tecnodigital para docência no curso de Matemática”

Convidado: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

 

O terceiro NETEL Conecta contou  com as provocações do prof° Felipe Franco sobre como as limitações na formação digital impactam os docentes no Curso de Matemática.

A partir de duas disciplinas  que Felipe cursou na sua graduação, que envolviam técnicas de didática, despertou-lhe o desejo de  se tornar professor. Durante a pandemia, momento em que atuou como professor, vivenciou  algumas dificuldades para  integrar  a tecnologia ao ensino de forma remota.

Em meio ao cenário acadêmico atual observou a necessidade de  um suporte maior à docência nas esferas de formação, administração, coordenação e gestão, de modo que haja mais formações com enfoque na transformação digital.

Nesse  encontro destacou-se a necessidade de que os espaços educacionais se adequem às demandas atuais da comunidade acadêmica, buscando discutir sobre os novos modelos de Educação a Distância (EAD). Os “equívocos” na formação e no trabalho docente, assim como nos materiais e conteúdos, foram debatidos, evidenciando a necessidade de práticas mais inclusivas e eficazes.

Foi discutido também como a Universidade enquanto produtora de novos conhecimentos, colabora na busca por soluções para os problemas enfrentados nos modelos educacionais, principalmente quando tomamos percepções sobre os espaços arquitetônicos, que revelam uma sensação comum de não pertencimento e ausência de contato e engajamento.

Além disso, é importante repensar estratégias didáticas, com e sem tecnologias, para atender as necessidades de turmas grandes e pequenas, promovendo assim, um ensino mais eficaz e engajador. Como exemplo, Felipe referenciou dois canais do youtube de divulgação científica com foco em matemática: Numberphile, canal onde professores são entrevistados sobre problemas relevantes, e Grant Sanderson que produziu uma biblioteca Python chamada Manim que ajuda na produção de vídeos educativos e de divulgação matemática. Como contribuição, o prof. Carlos mencionou outro canal chamado Veritasium cujo foco principal é a Física. Por fim foi apresentado um software usado para rodar testes matemáticos chamado Wolfram Mathematica.

Em grupo, observamos diferentes perspectivas de como podemos utilizar os recursos tecnológicos em prol de aprimorar a formação docente com essas tecnologias.

Agradecemos a todas e todos presentes na construção desse diálogo e ao prof° Felipe por ter “puxado” a conversa.

Até o próximo café,

Equipe NETEL

Registrado em: Sem categoria
Fim do conteúdo da página