Avaliação no ECE
Sobre avaliação
Ao elaborar uma avaliação, a intenção do professor deve ser criar uma situação para que o aluno aprenda e não apenas para confirmar se os conteúdos trabalhados estão em conformidade com o que é reportado na prova. Além disso, a avaliação deve ser vista não como parte, mas como dimensão integrante do currículo, na medida em que ela se incorpora à totalidade do processo pedagógico, portanto, está no seu início, meio e fim (Silva e Gomes, 2013).
Assim, questionamentos como: o que, como e para que avaliar, indicam as diferentes modalidades que a avaliação pode assumir. A intenção é também proporcionar condições de decidir sobre alternativas do planejamento do trabalho do professor.
Tipos de Avaliação
A avaliação pode ser compreendida nas seguintes modalidades:
- Diagnóstica tem a função de diagnosticar as necessidades dos alunos, com o propósito de verificar a presença ou a ausência de pré-requisitos para novas aprendizagens, detectar dificuldades específicas, tentando identificar suas causas. A avaliação diagnóstica pode orientar os esforços do aluno para definir um modo pessoal de aprendizagem.
- Formativa possibilita motivar alunos e professores para atingir objetivos, bem como controlar se os objetivos estabelecidos foram alcançados. A avaliação formativa possibilita a identificação de problemas resultantes das práticas pedagógicas e a sugestão de novos métodos, técnicas e/ou recursos didáticos que possam melhorar o processo ensino-aprendizagem.
- Somativa tem a função de classificar os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos de acordo com níveis de aproveitamento estabelecidos. Esse tipo de avaliação possibilita prever resultados e facilitar uma orientação geral do curso/disciplina.
Quem avalia? (Adaptado de Kim, Smith & Maeng, 2008)
Quem avalia? |
Como acontece e vantagens |
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Autoavaliação |
É realizada pelo próprio aluno. A autoavaliação é importante e pode promover o engajamento do aluno no processo, fazendo-o refletir sobre seus aprendizados, suas limitações e motivá-lo a ser responsável pelo próprio desenvolvimento. Na prática o aluno participa da avaliação de seu próprio aprendizado, medindo o seu desempenho. O que é necessário? Que os objetivos de aprendizagem estejam claros e bem definidos para o aluno, o conteúdo delimitado e a ferramenta de avaliação estabelecida. |
Avaliação dos Pares |
Os alunos são responsáveis por validar o aprendizado um do outro, e também pelo seu próprio. O que é necessário? Definir critérios, criar rubricas e organizar o processo avaliativo para que os alunos compreendam o que e como avaliar. Em atividades realizadas em grupos, por exemplo, os dados agregados na avaliação por pares podem incentivar os alunos a avaliar confidencialmente suas próprias contribuições e as de seus colegas para as tarefas e manutenção da equipe. |
Avaliação pelo Professor |
O professor é o responsável por avaliar a aprendizagem do seu aluno e com base nos resultados obtidos pode desenvolver estratégias de ensino. O que é necessário? Verificar os objetivos de aprendizagem, elaborar instrumentos de avaliação, definir critérios, entre outros. |
O que é Feedback?
Para que a avaliação seja parte integrante do processo de ensino e aprendizagem o feedback deve desempenhar um papel central. Comparado ao ambiente tradicional, o feedback em ambientes online pode afetar diretamente o que os alunos aprendem e com que eficácia o fazem. O uso da comunicação eletrônica pode favorecer o feedback adequado e imediato e transformar a experiência de avaliação no contexto de uso do tempo, clareza de expectativas para os alunos e eficiência no gerenciamento do processo geral.
Estratégias e Ferramentas de avaliação no ECE
Diferentes ferramentas e atividades ativas podem ser usadas nos processos de avaliação. Nos ambientes virtuais, as ferramentas se diferenciam em síncronas, que permitem a comunicação em tempo real, como chat (bate-papo), por exemplo, e assíncronas, que não exigem a presença dos participantes simultaneamente, como glossário, diálogo, blog, fórum, questionário e wiki.
Atividades ativas são trabalhos/projetos propostos aos alunos, geralmente utilizando ferramentas do AVA como fórum, wiki etc., que objetivam o reforço da interação docente-discente, além de estimular a autonomia e a criatividade. Para isso, é importante que a atividade possibilite ao aluno a construção de um conteúdo, que será o produto final passível da avaliação pelo docente. Esse produto final pode ser apresentado como uma síntese, resposta de questões e/ou resolução de problemas, infográficos, mapas conceituais/mentais, apresentações, resultados de pesquisas, passo a passo/tutorial, imagens, história em quadrinhos, gráficos etc.
Elaboramos um quadro com atividades ativas de avaliação, ferramentas externas, do Tidia e Moodle.
Atividade |
Ferramenta |
Tutorial |
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Prova on line |
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Discussão |
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Resolução de problemas |
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Questionário |
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Brainstorm |
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Vídeo situação-problema |
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Mapa conceitual |
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Rubricas |
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Avaliação por pares |
Os tutoriais com as ferramentas do TIDIA e Moodle estão disponível em “Tutorial básico do TIDIA4” e “Tutorial básico do Moodle”na página Ferramentas Didáticas.
Sugestão de passos para construir a estratégia de avaliação:
- Defina o que você quer avaliar e como ela ajudará no processo de aprendizagem (o que quer medir? ele ajudará a melhorar o processo de aprendizagem? ele ajudará a ter um diagnóstico do aprendizado? Esta avaliação é construtiva para o aluno? etc;
- Qual a frequência e quantas avaliações serão realizadas?
- Como fará cada avaliação? (autoavaliação, avaliação dos pares, avaliação pelo professor)
- Qual será o formato? (Projeto, teste, quiz, questionário etc.)
- Como dará o feedback?
- Como cada avaliação integrará o “todo” da avaliação?
Exemplo de uma estratégia para uma aula: | |
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O que avaliar? | Avaliação do conteúdo da semana; |
Qual o Objetivo? |
Oportunidade para o aluno se engajar no processo de aprendizagem, |
Frequência | Semanal; |
Como fará a avaliação | Teste de múltipla escolha; |
Formato | Ferramenta exercícios do TIDIA; |
Feedback | Resposta automática com feedback para questões corretas e incorretas para a verificação pelo aluno. |
Referências
SILVA, Maria Urbana da; GOMES, Delarim Martins. MIL, Organização Daniel Mill e MACIEL, Cristiano Maciel (org). Educação a distância: Avaliação na educação a distância. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
KIM, Nari; SMITH, Matthew J.; MAENG, Kyungeun. Assessment in Online Distance Education: A Comparison of Three Online Programs at a University. Online Journal of Distance Learning Administration, Volume X1, Number I, Spring 2008 University of West Georgia, Distance Education Center. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1065500.
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