Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

9° Netel Conecta

Última Atualização: Segunda, 21 Julho 2025 15:58 | Acessos: 24

Temática: “Desenvolvimento de aplicativos para o ensino e aprendizagem"

Convidados: Prof. Dr. Luciano Puzer (CCNH)

 

Recebemos para uma boa conversa o professor Luciano Puzer, da área de Química, alocado no CCNH para contar um pouco sobre sua trajetória docente, especialmente a motivação que o levou a desenvolver um aplicativo educacional, chamado Bioblocks, para a disciplina que ministra na graduação. Luciano nos contou que sempre teve interesse em programação, mas foi durante a pandemia que decidiu se matricular na graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no SENAC. O principal objetivo era experimentar a modalidade de Educação a Distância (EaD) para tentar compreender os enfrentamentos que seus estudantes estavam vivenciando naquele momento. Então, unindo o desejo de ampliar seus conhecimentos sobre computação, e experimentar uma outra modalidade de ensino, Luciano realizou a formação autonomamente e aproveitou para melhorar o aplicativo que tinha começado a idealizar em 2016, quando assumiu o cargo de professor visitante em uma universidade da Alemanha. 

Naquela ocasião, ele conheceu o aplicativo Duolingo, que tem a proposta de apoiar o aprendizado de línguas, e utilizava para explorar o desenvolvimento de vocabulário em Alemão. Considerando as limitações, mas também as potencialidades do uso do Duolingo, Luciano buscou também aprender mais sobre gamificação e micro aprendizagem para implementar os recursos no Bioblocks, app que atualmente utiliza em suas aulas.

Após o compartilhamento da experiência de estudos e profissional de Luciano, nossa conversa avançou para as possibilidades de uso desse tipo de ferramenta pelos estudantes, que a utilizam voluntariamente para revisar conteúdos específicos da área de química e biologia. 

Considerando a avaliação positiva que tem recebido dos estudantes sobre o aplicativo, Luciano e outros colegas docentes submeteram esse e outros projetos a um edital da CAPES. Nesse contexto, o Bioblocks está sendo proposto para ser usado por estudantes que almejam ingressar na pós-graduação em Química. A ideia é que possam se valer do aplicativo para rever conceitos, estudar e se preparar para a entrevista que é etapa importante da seleção de candidatos ao curso. 

Como é previsto para este nosso espaço informal, entre um café e outro, os participantes interagiram contando um pouco sobre a experiência de cada um com as tecnologias na educação. E, como já era de se esperar, a temática da inteligência artificial surgiu espontaneamente no diálogo e não somente sobre o uso que nossos estudantes estão fazendo dela, mas também sobre as possibilidades de que docentes possam se valer da tecnologia para aprender e desenvolver suas próprias aplicações no contexto onde estão inseridos.

Em nome da equipe NETEL agradecemos aos colegas presentes e, especialmente, ao professor Luciano pela disponibilidade e generosidade em contar um pouco sobre o seu percurso formativo e contribuir para o debate sobre a formação docente do ensino superior.

Acompanhe a divulgação oficial dos nossos próximos encontros, e venha tomar um café com a gente!

 

Até logo,

Equipe NETEL

 

Para quem quiser conhecer mais, o aplicativo Bioblocks está disponível em duas versões:

Registrado em: Sem categoria
Fim do conteúdo da página