Página inicial > FAQ (perguntas frequentes) > Notícias > Atualização do Moodle (jan/2022)

Atualização do Moodle (jan/2022)

Última Atualização: Sexta, 24 Dezembro 2021 19:38 | Acessos: 2146

O NTI, com apoio do NETEL, atualizará a versão do Moodle UFABC em 13-15 de janeiro de 2022; durante esses dias, o Moodle ficará fora do ar (caso tenha programado a realização de alguma atividade no Moodle nessas datas, por favor reagende). Veja mais detalhes a seguir.

O que será feito?

Nosso Moodle será atualizado da versão 3.5 para a 3.9 (a mais recente das versões com suporte de longo prazo). Além disso, serão atualizados outros componentes dos servidores que rodam o Moodle, para garantir compatibilidade e segurança. Para fazer essa atualização, é necessário tirar o sistema do ar temporariamente; essa parada será de 3 dias (13-15/1/22), com a possibilidade de que o servidor já esteja funcionando antes do fim desse período.

Todos os dados contidos no Moodle (usuários, perfis, cursos, notas...) serão preservados, tal como estavam no momento anterior à atualização.

Por que atualizar?

A atualização periódica do Moodle e demais componentes do servidor é essencial para garantirmos o funcionamento estável e seguro do sistema. Além disso, a versão nova inclui diversas correções de bugs, melhorias e novas funcionalidades, como as seguintes:

• mais opções para filtrar e buscar estudantes, na seção "Participantes";
  • reformulação da interface para inserir recursos / atividades (ficou mais intuitiva e organizada);
  • melhorias de acessibilidade (no editor, nos links etc.);
  • novas funcionalidades nas atividades de tipo H5P, de conteúdo interativo (agora elas podem ser avaliadas, salvas em um banco de conteúdos etc.).

Por que nesse período?

O NETEL e o NTI escolheram o período em que o AVA é menos atualizado (entre final de dezembro e meados de janeiro) para fazer essas atualizações periódicas; a data exata também dependeu das rotinas de manutenção física que o NTI faz em nossos servidores. Durante o ano, e em particular no último mês, os setores se empenharam para testar a versão nova e preparar os procedimentos para realizar uma atualização segura.

Será feita uma nova atualização similar daqui a um ano, também entre final de dezembro e meados de janeiro, com data exata a ser anunciada durante 2022. Após essa atualização, devemos passar a fazer uma atualização significativa apenas a cada 2 anos, seguindo o atual calendário de lançamento do Moodle (com eventuais atualizações de segurança nos períodos intermediários, quando estritamente necessário).