Autoavaliação do seu Mapa de atividades
Este questionário é destinado ao professor do ensino superior e possibilita avaliar a qualidade de seu curso virtual com base na ferramenta finlandesa “Online Implementations quality criteria and evaluation tool” (eAMK, 2020). Esta ferramenta foi adaptada à realidade brasileira, pelo NETEL e Classroom Lab (projeto de extensão) da UFABC. Os critérios de qualidade foram adaptados a nossa realidade a partir de um ensaio piloto (PASSOS & CARVALHO , 2019). A auto avaliação está organizada em 8 critérios de qualidade e 26 perguntas: 1.) Público Alvo e Usuários; 2) Objetivos de aprendizagem, processos de aprendizagem e soluções pedagógicas; 3) Conteúdos e materiais; 4) Ferramentas de apoio; 5) Processos de interação, mediação orientação e feedback; 6) Avaliação; 7) Implementação; e 8) Serviços de suporte ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Vamos lá! A ferramenta consiste em responder um questionário de 26 perguntas. Para respondê-lo você precisa escolher um único curso virtual por vez para realizar a avaliação. Seja sincero e se precisar consulte o “Mapa de Atividades” de sua disciplina e/ou o AVA no qual ela está instanciada para responder as perguntas. Respostas que reflitam a realidade poderão gerar um feedback que lhe ajude a desenvolver mais ainda a qualidade de seu curso virtual. Este questionário pode levar, aproximadamente, 15 minutos para ser respondido.
Ao longo do questionário você observará que a ferramenta estará medindo o seu desempenho. Ao final do questionário você obterá um desempenho geral, quanto mais próximo de 100% mais seu plano de curso virtual estará atendendo os 8 critérios de qualidade. Além disso, você receberá um feedback com sugestões de melhorias. Você poderá fazer uma reflexão e promover melhorias em seu plano de curso/disciplina online no sentido de melhorar ainda mais a sua qualidade.
Critério 1. Público Alvo e Usuários |
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1. Você prevê no Mapa de Atividades e/ou apresenta no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA informações gerais sobre o seu curso/disciplina de forma clara? (como mensagem de boas vindas, nome do curso, explicações sobre a disciplina no contexto remoto, carga horária, objetivo do curso, requisitos necessários para o estudante cursar a disciplina e ferramentas, conteúdo programático, cronograma, estratégia de ensino e aprendizagem como aulas síncronas e/ou assíncronas e estratégias pedagógicas, critérios de avaliação e formas de comunicação). |
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2. As soluções pedagógicas que estão sendo propostas em seu curso e que serão executadas na implementação podem ser realizadas com o número de estudantes inscritos? (como por exemplo, atividades, trabalhos, seminários, projetos e ferramentas digitais de apoio conseguem ser executadas para o número de estudantes matriculados). |
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3. A implementação utiliza métodos diversificados e maneiras de apoiar os objetivos de aprendizagem dos estudantes? (além das estratégias pedagógicas você organiza momentos ou oportunidades de mediação nos quais possa dialogar com seus estudantes e auxiliá-los continuamente frente suas necessidades e desenvolvimento no sentido de auxiliá-los a atingir os objetivos de aprendizagem propostos).
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Aqui deve aparecer o resultado parcial |
Critério 2. Os objetivos de aprendizagem, processos de aprendizagem e soluções pedagógicas |
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4. O conteúdo e as proposições pedagógicas apoiam os estudantes a alcançarem seus objetivos de aprendizagem? Além disso, os possibilita atuarem como protagonistas sendo responsáveis por seus próprios aprendizados? |
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5. As atividades de ensino e aprendizagem guiam o estudante à alcançarem os objetivos de aprendizagem, fazendo conexão com situações reais da vida profissional e com o mundo/contexto em que vivemos? (Contribuindo para um aprendizado significativo) |
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6. As atividades propostas são compreensíveis e guiam o trabalho dos estudantes para que eles sejam capazes de combinar novas informações com conhecimento prévio? Além disso, as atividades permitem que os estudantes coloquem em prática este novo aprendizado? (as estratégias pedagógicas auxiliam os estudantes a desenvolverem habilidades e competências) |
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7. A implementação das soluções pedagógicas planejadas apoiam o desenvolvimento e a conquista e/ou ampliação de habilidades genéricas como pensamento crítico, cooperação, criatividade e solução de problemas? (as estratégias didáticas/pedagógicas além de desenvolverem o conteúdo conceitual motivam o desenvolvimento de conteúdo procedimental e atitudinal) |
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8. As atividades são projetadas visando que os estudantes escolham ferramentas digitais que atendam às suas necessidades para demonstrarem o seu aprendizado? (como documento compartilhado, áudio, vídeo, imagens e outros) |
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Resultado parcial da sessão |
Critério 3. Conteúdos e materiais |
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9. O aluno tem acesso à bibliografia adotada em seu curso? (Textos, artigos, livros, vídeos, áudios, infográficos, outros)
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10. Os materiais estão atualizados, são de fontes confiáveis, de licença aberta e asseguram os direitos autorais? |
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11. O material de estudo e conteúdo disponibilizado está alinhado aos objetivos de aprendizagem? |
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Resultado parcial da sessão |
Critério 4. Ferramentas de apoio |
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12. As ferramentas de apoio escolhidas por você (como ferramentas do AVA e tecnologias digitais externas) dão suporte para que o estudante alcance os objetivos de aprendizagem definidos?
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13. O curso disponibiliza informações sobre o equipamento básico necessário para a conclusão do curso, bem como quaisquer outros recursos e/ou ferramentas necessárias? Além disso eles são gratuitos e seguros? |
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14. Em caso de atividades síncronas (transmissão ao vivo, chats online) ou assíncronas (site, blog, email, mensagem, fórum, vídeos e outros) o conteúdo ficará disponível na plataforma e têm prazos de entrega razoáveis e flexíveis? (Alguns estudantes podem enfrentar dificuldades de conexão, dificuldades técnicas - no uso da plataforma ou mesmo do dispositivo que estiverem utilizando, problemas de saúde pessoal ou familiar, ou ainda problemas de outra ordem. Estes fatos são levados em considerações ao planejar o tempo das atividades). |
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Resultado parcial da sessão |
Critério 5. Processos de interação, mediação orientação e feedback |
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15. O seu curso/disciplina cria a oportunidade para que professor e alunos interajam entre si compartilhando experiências e aprendam uns com os outros? (Espaços para interatividade, interação e diálogo, por exemplo, comentários no material, grupos online, reuniões online, fórum de discussão, mural online etc.) |
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16. Você está organizando canais de comunicação e disponibilizando informações sobre horários e momentos para dúvidas e orientação? (Por exemplo, grupos no WhatsApp, chat do AVA, e-mail…) |
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17. As orientações e feedbacks ocorrem com frequência em seu curso/disciplina (mais de uma vez ao longo do curso) para que o estudante consiga entender o seu desempenho e tenha oportunidade de redirecionar seu percurso? |
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18. As orientações e feedbacks ajudam o estudante a entender seus acertos e pontos fortes e fracos, servindo de apoio e estímulo para que os alunos alcancem os objetivos de aprendizagem? |
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19. O curso/disciplina é desenvolvido e adaptado a partir da percepção e feedback recebidos dos alunos? |
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Resultado parcial da sessão |
Critério 6. Avaliação |
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20.A avaliação da aprendizagem é realizada de acordo com os critérios de avaliação propostos em seu planejamento? A avaliação reflete os objetivos de aprendizagem definidos no programa? Está claro para o estudante como e quando ele será avaliado?
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21. A avaliação ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem? Ela leva em conta aspectos de conteúdo, procedimentos e atitudes? Ela auxilia o desenvolvimento de habilidades? |
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22. A avaliação leva em consideração vários tipos de instrumento, para além da prova, por exemplo a avaliação por pares e a autoavaliação? |
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Resultado parcial da sessão |
Critério 7. Implementação do curso/disciplina |
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23. A estrutura criada para o curso/disciplina no AVA é clara e o percurso de aprendizagem que será trilhado pelo estudante é fluido? |
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24. Conteúdos e tabelas têm um estilo unificado e a variação de estilo de fonte é minimizada? Além disso, o tamanho de fonte padrão é grande o suficiente e pode ser ampliado e/ou pode ser lido com um leitor de tela? |
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25. Os vídeos e arquivos de som contém legendas, ou seus conteúdos são disponíveis em outra forma de texto? |
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Resultado parcial da sessão |
Critério 8. Serviços de suporte ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) |
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26. Você está ciente dos canais de suporte técnico disponibilizados pelo ambiente virtual de aprendizagem AVA que selecionou? Por exemplo: TIDIA - Contato para suporte: http://central.ufabc.edu.br. Escolher a opção NETEL - Problemas Técnicos com o Tidia-ae SIGAA - Contato para suporte: http://central.ufabc.edu.br . Escolher a opção NTI - Tratamento de Erros em Sistemas Moodle - Contato para suporte: http://central.ufabc.edu.br . Escolher a opção NETEL, e a categoria referente ao tipo de suporte desejado. Caso opte por outra plataforma, deverá buscar os contatos para o respectivo suporte técnico.
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Resultado parcial da sessão |
Referências:
eAMK. Disponível em: https://www.eamk.fi/en/frontpage/. Acesso em: 10 06. 2020.
Passos, Marize Lyra Silva & Carvalho, Carolina Correa. Uso De Critérios De Qualidade Na Busca Da Melhoria Do Planejamento E Da Implementação De Um Curso Online. ESUD 2019 XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e Ciesud V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, Teresina, Piauí 2019.
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