Página inicial > Cursos NETEL > Docência com Tecnologias > Quadrimestre Suplementar > Quadrimestre Suplementar - Cursos > Planejamento de Cursos Virtuais: como organizar sua disciplina (2020)

Planejamento de Cursos Virtuais: como organizar sua disciplina (2020)

Última Atualização: Quinta, 15 Abril 2021 14:27 | Acessos: 885

Planejamento de Cursos Virtuais: como organizar sua disciplina
(Módulo 1 do curso "Docência com Tecnologias" - 2020)

O objetivo do curso é promover a reflexão e o debate a respeito da educação mediada por tecnologias, por meio do compartilhamento de conteúdos, recursos e métodos para o planejamento de cursos/disciplinas virtuais, bem como para a autoria de materiais didáticos para o ensino híbrido, semipresencial, remoto e/ou educação online.

Dessa forma, espera-se que os participantes possam se apropriar dos elementos necessários para elaborar uma proposta de curso virtual e ampliar a compreensão sobre fatores relevantes relacionados ao desenho de um curso/disciplina mediado por tecnologias.

A evidência de aprendizado do participante será a produção do seu mapa de atividades para pelo menos um curso/disciplina virtual de sua responsabilidade. Buscamos adaptar esta oferta do curso levando em conta os desafios específicos do momento atual, e recomendamos que os cursistas aproveitem as atividades do curso para preparar a(s) disciplina(s) que ofertarão no quadrimestre suplementar.

• Carga horária total do curso: 60 horas (em média, 8h/semana)
  • Público-alvo: docentes da UFABC
  • Requisitos: Conhecimentos básicos em informática.

• Hardware necessário: equipamento eletrônico com acesso à internet e reprodução de áudio e vídeo; sistema operacional com acesso à internet (Windows, Linux, Android, IOS, ou equivalentes); internet 3G ou banda larga (boa velocidade).

• Metodologia: o curso prevê tutoria, com  momentos principalmente assíncronos, e síncronos não obrigatórios.

• Inscrições encerradas; Link para inscrições (até 29/07/20): https://forms.gle/rK346iarBzMoXirQA
  • Cronograma:
    Aula/TópicoPeríodoObjetivos
    Semana 1
    Ambientação

03/08/2020

09/08/2020

Aula inaugural virtual, acolhimento e ambientação com o AVA, apresentação da turma e início das reflexões sobre ensino remoto, educação online, ensino híbrido e EAD.
    Semana 2
    Buscar ideias

10/08/2020

16/08/2020

Serão abordados temas relacionados à análise e design de um curso/disciplina virtual, e reflexões importantes sobre perfil do público-alvo, tipo de organização do curso pretendido, área do conhecimento, quantidade de alunos atendidos, carga horária etc. serão conduzidas.
    Semana 3
    Planejar o mapa

17/08/2020

23/08/2020

Serão introduzidos conceitos sobre aspectos didático-pedagógicos que envolvem o planejamento de um curso/disciplina virtual. Na prática os temas, subtemas e seus respectivos objetivos de aprendizagem serão trabalhados por meio da elaboração do Mapa de Atividades, instrumento que orientará o planejamento do projeto de curso/disciplina virtual que os participantes vão elaborar durante o curso.
    Semana 4
    Organizar conteúdos

24/08/2020

30/08/2020

Serão apresentados os conceitos básicos sobre licenças e direitos autorais, sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) e acessibilidade em materiais digitais. Incluindo, reflexões sobre os aspectos éticos e legais que devem ser considerados nos materiais que os participantes pretendem desenvolver e incluir no projeto de curso/disciplina.
    Semana 5
    Praticar e comparar

31/08/2020

06/09/2020

Serão exploradas algumas metodologias ativas e os aspectos que envolvem atividades síncronas e assíncronas no processo de aprendizagem, e quais suas implicações no desenvolvimento de um curso/disciplina virtual. Em função das metodologias definidas, também serão explorados os tipos de acompanhamento (feedback) e avaliação da aprendizagem (e.g. rubricas, avaliação por pares, autoavaliação), e algumas estratégias e ferramentas que podem apoiar docentes e alunos nesse processo.

Semana 6
    Implementar e avaliar

07/09/2020

13/09/2020

Será proposta a validação do projeto de curso, planejado no Mapa de Atividades, por meio da implementação do todo (ou de parte) do que foi planejado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Para validar o que foi planejado e implementado, são apresentados instrumentos de avaliação do curso criado pelos participantes.
    Semana 7

14/09/2020

20/09/2020

A semana de encerramento será realizada no formato de um “workshop virtual” e envolve o compartilhamento do que foi desenvolvido no curso e a avaliação do percurso.

cursos netel ufabc professores img previa redes sociais

Registrado em: Quadrimestre Suplementar - Cursos