Criação de "cursos" no Moodle da UFABC

Última Atualização: Segunda, 30 Janeiro 2023 15:25 | Acessos: 12530

A partir de agora, os docentes já podem criar seus "cursos" (espaços virtuais para disciplinas de graduação / pós, cursos de extensão) no Moodle oficial da UFABC. O procedimento é simples, mas é preciso estar atento a alguns detalhes (como o padrão do nome do curso); veja a seguir.

Em caso de problemas após seguir este tutorial, abra uma solicitação de ajuda em: http://central.ufabc.edu.br/index.php/default/areaDesc/4

Como criar seus cursos no Moodle

São os próprios docentes que criarão seus cursos (como já ocorria no Tidia). Você pode criar quantos cursos precisar (por exemplo, um para cada turma de disciplina que ofertar). Para criar um curso, siga estes passos:

• No site do Moodle da UFABC, clique em "acessar", no canto superior direito, e entre no sistema com seu usuário e senha institucionais (os mesmos do e-mail).
  • Na barra lateral, à esquerda, clique em "Administração do site".
  • Em seguida, clique em "Gerenciar cursos e categorias", na parte central da tela.
  • Agora, clique no botão "Criar novo curso", na coluna da direita.

Na tela seguinte, preencha os seguintes campos com as informações da disciplina (atenção aos itens em negrito):

• No campo "Nome completo do curso", preencha conforme o seguinte padrão:
    <código da turma> - <nome da disciplina> - <nome do/a docente> - <ano>.<quadrimestre>
    • Por exemplo, para uma turma da disciplina "Ciência, Tecnologia e Sociedade":
      DA1BIR0603-15SA - Ciência, Tecnologia e Sociedade - Fulane da Silva - 2020.2
    • Caso a disciplina esteja autorizada para ser ofertada em turma unificada, substitua o nome do/a docente por "U". Por exemplo: "DA1BIR0603-15SA - Ciência, Tecnologia e Sociedade - U - 2020.2"
    • Caso não seja uma disciplina da graduação ou pós, preencha conforme as orientações do setor relacionado (p. ex., a PROEC no caso de cursos de extensão).
  • No campo "Nome breve do curso", preencha conforme o seguinte padrão:
    <abreviação do nome da disciplina> - <código da turma> - <ano>.<quadrimestre>
    • Por exemplo:
      CTS - DA1BIR0603-15SA - 2020.2
    • Não é necessário seguir um padrão para abreviar o nome da disciplina: use a sigla ou abreviação curta que for mais memorável para você e seus estudantes.
    • O "nome breve" aparecerá na barra lateral do Moodle; o "nome completo" é usado nos demais lugares do sistema (na página principal do curso, na pesquisa de cursos etc.).
  • No campo "Categoria do curso", selecione a categoria correspondente (p.ex, "Graduação" para uma disciplina de graduação).
  • No campo "Visibilidade do curso", mantenha como está ("Mostrar").
    • Fique tranquilo: ao criar um curso, só você tem acesso ao seu conteúdo. Apenas quando você inserir estudantes nele (na configuração padrão, não há como eles/as se inscreverem por conta própria) é que o conteúdo será visível para esses usuários; por conta disso, deixe para inserir estudantes quando seu curso já estiver pronto.
  • No campo "Data de início do curso", coloque o primeiro dia do quadrimestre em que a disciplina será ofertada (ou, no caso de cursos de extensão, a data efetiva de início).
  • No campo "Data de término do curso", coloque a data de entrega de conceitos.
    • Após essa data, o curso continuará acessível para você e os/as estudantes, mas ele sairá da barra lateral e aparecerá só na lista de cursos "Encerrados" (no Painel do Moodle). Em outras palavras, a data de término deixa os cursos em andamento mais fáceis de encontrar, pra você e os/as estudantes.
  • Deixe o campo "Número de identificação do curso" vazio.
    • Esse é um código interno do sistema, e não deve ser preenchido na sua configuração atual.
  • Quando preencher os campos mencionados acima (os que vem após eles são opcionais), desça até o final da tela e clique no botão "Salvar e mostrar".

Pronto: seu curso foi criado, e uma mensagem de confirmação seguiu para o seu e-mail! Para voltar a acessá-lo, visite o seu Painel no Moodle: você encontrará todos os seus cursos na coluna central (antes da data de início de um curso, ele estará na aba "Não iniciados" dessa coluna).

Alterando as configurações do curso

Todos os campos mencionados acima podem ser editados após a criação do curso. Por exemplo:

• você pode alterar as datas de início e fim do curso, caso o calendário do quadrimestre for alterado;
  • você pode alterar o campo "Visibilidade" se precisar ocultar o curso (por exemplo, se você desejar inserir estudantes matriculados/as mas o curso ainda não estiver pronto etc.).

Para fazer isso, é só entrar na página principal do curso, clicar no ícone de "engrenagem" (na parte superior da tela, à direita do nome do curso), e selecionar a opção "Editar configurações". Agora você encontrará as mesmas opções da tela de criação de curso; quando fizer as alterações desejadas, clique no botão "Salvar e mostrar".

Excluindo o curso do sistema

A exclusão de um curso é irreversível (use-a com cautela!). O criador de um curso pode excluí-lo até 24 horas após sua criação; depois disso, por segurança, apenas os administradores do sistema podem excluir o curso.

Para excluir um curso dentro desse período inicial, siga os seguintes passos:

• Se ainda não estiver logado no Moodle da UFABC: clique em "acessar", no canto superior direito, e entre no sistema com seu usuário e senha institucionais (os mesmos do e-mail).
  • Na barra lateral, à esquerda, clique em "Administração do site".
  • Selecione a categoria do curso, na coluna da esquerda da parte central da tela.
  • Localize o curso a excluir na coluna da direita, e clique no ícone de lixeira à sua direita.

Se desejar excluir um curso seu após esse período inicial, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. indicando o nome completo do curso.

DA1BIR0603-15SA
Registrado em: Sem categoria