Diretrizes de qualidade do NETEL para a criação e oferta de disciplinas semipresenciais na UFABC

Última Atualização: Segunda, 15 Junho 2020 20:05 | Acessos: 3777

Artefatos para apoio ao coordenador de disciplina semipresencial

Plano de Coordenação

Apresenta de forma resumida as principais atribuições de um coordenador de disciplina semipresencial e/ou curso na modalidade a distância e sugere ações a serem realizadas durante a oferta.

Plano de Tutoria

Apresenta algumas orientações e sugestões para o acompanhamento e a atuação dos tutores e monitores em disciplinas em cursos na modalidade semi-presencial ou EaD.

Checklist para uma análise prévia da qualidade de uma disciplina ou curso

Apresentam perguntas para serem respondidas pelos coordenadores visando a identificação de eventuais brechas na disciplinas e/ou cursos. O objetivo deste artefato é auxiliar na identificação de pontos que podem ser melhorados antes da oferta de uma disciplina e/ou curso, e com isso permitir a melhoria da qualidade dos mesmos.

Artefato da Qualidade 01 (AQ 01) – Questionário de avaliação de uma disciplina pelos alunos

Exemplo de formulário cujas perguntas devem ser respondidas pelos alunos (resposta obrigatória e anônima). A aplicação deste formulário deve ocorrer sempre ao final de cada oferta e a análise das respostas é realizada pela equipe de Qualidade do NTE, responsável por garantir a qualidade das disciplinas ofertadas na modalidade semipresencial ou a distância na UFABC. Os dados coletados permitirão nortear o trabalho de reformulação das disciplinas avaliadas no sentido de promover a constante melhoria do ensino e aprendizagem.

Documentos com as perguntas realizadas no sistema de submissão de propostas de criação de disciplinas ao NTE

Este arquivo apresenta as perguntas realizadas durante a submissão de uma proposta de criação de uma disciplina na modalidade semipresencial ou a distância ao NTE. A apresentação destas perguntas tem por objetivo antecipar algumas informações orientar ao professor solicitante, para que no momento da submissão o preenchimento e demais arquivos já estejam a preparados. A submissão da proposta deverá ser realizada por meio da central de serviços da UFABC, em Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) –>   4. Criação de Disciplina Semipresencial ou A Distância

Registrado em: Sem categoria