Página inicial > Idiomas / Languages > Cronograma de Módulos / Courses Offers Schedule > 2020 > Notícias > Como transmitir o Google Meet para o YouTube pelo OBS Studio

Como transmitir o Google Meet para o YouTube pelo OBS Studio

Última Atualização: Sexta, 26 Fevereiro 2021 18:06 | Acessos: 20770

Atualização

A Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da UFABC disponibilizou um tutorial completo mais detalhado do que o guia rápido abaixo, disponível em https://www.ufabc.edu.br/images/tutoriais/tutorial_-_transmissoes_ao_vivo_obs_meet_yt_v2_1.pdf.

Recomendamos fortemente a leitura.

A transmissão de reuniões do GOOGLE MEET pelo Youtube é fácil; para começar você precisará de duas coisas:
  1. Uma conta no YouTube verificada (basta criar uma conta se não tiver, ou usar uma que já tenha, e realizar a verificação; vide https://support.google.com/youtube/answer/171664?hl=pt-br);
  2. Instalar e configurar o software OBS STUDIO que é gratuito. É este programa que será utilizado para realizar a transmissão efetiva do conteúdo para o YouTube. Na página de ferramentas do NETEL há vários tutoriais disponíveis sobre o uso da ferramenta: https://netel.ufabc.edu.br/ferramentas-qs/audiovisuais-qs . Recomendo o acompanhamento dos tutoriais completos disponibilizados antes de começar.
A seguir, um passo a passo simplificado:
  1. Instale o OBS Studio (https://obsproject.com/download);
  2. Crie ou verifique a conta do YouTube que será utilizada para transmitir;
  3. No YouTube, após 24h da verificação, a transmissão ao vivo será habilitada. Para criar a aula e gerar o link, clique em criar transmissão ao vivo no canto superior direito, e escolha transmitir com software de transmissão:
    obstutorialbasico 01
  4. Após inserir data, horário, título, descrição, etc, o vídeo será agendado. Clique no agendamento, para obter as informações do vídeo.
  5. A Chave de Transmissão, que será necessária para o OBS transmitir pro YouTube, está nesta parte da tela, para visualizar é necessário clicar no ícone de um olho ao lado do botão "redefinir":
    obstutorialbasico 02
  6. O link do vídeo para divulgação para os alunos pode ser obtido no botão "compartilhar", uma seta no canto superior direito:
    obstutorialbasico 03
  7. Se quiser que a transmissão inicie automaticamente direto pelo OBS, é necessário ativar a opção "Ativar o inicio automático" na tela abaixo. Se não for ativado, será necessário iniciar a transmissão no OBS e a abrir o YouTube Studio (studio.youtube.com) no dia da transmissão para iniciar a live manualmente.
    obstutorialbasico 04
  8. O software OBS STUDIO, quando aberto pela primeira vez, fará um passo a passo de configuração para que se escolha se a prioridade é transmissão ou gravação. Escolha transmissão, deixe os valores no padrão, e na tela de StreamKey (abaixo), insira a chave de transmissão obtida no YouTube acima. Isso feito, estará pronto o software para transmitir.
    obstutorialbasico 05
  9. Para transmitir o Google Meet, será necessário criar uma fonte de transmissão. Para isso, clique no sinal de + embaixo da janela de Sources (ou Fontes, se estiver em pt-br):
    obstutorialbasico 06
  10. Nas opções, escolha "Window Capture (ou "Captura de Janela"), escolha um nome e clique OK:
    obstutorialbasico 07
  11. Na janela de propriedades você pode configurar as opções: em "WINDOW", escolha qual janela quer transmitir (Escolha o correto, Chrome, Edge, ou o browser que estiver com a reunião do Gmeet que queira enviar); Se a imagem aparecer na janela normalmente (como abaixo, que aparece meu gmail compondo este email), pode manter "Capture Method" em automático, mas se ficar uma tela preta, tente trocar as opções aqui, o que funciona depende das configurações de cada PC; se quiser que o cursor do mouse apareça na live, mantenha "Capture Cursor" ativado, senão mantenha-o desativado:
    obstutorialbasico 08
  12. Se a resolução de transmissão for diferente da resolução da sua tela, pode acontecer de haver cortes na tela transmitida; se estiver cortando,clique com o botão direito na imagem da transmissão, selecione "Transform" e "Fit to Screen" (ou "Ajustar à tela"):
    obstutorialbasico 09
  13. Para transmitir o áudio da reunião, tanto dos outros participantes quanto de quem está transmitindo, é necessário que estejam habilitados tanto a captura da saída de áudio do PC, quanto a captura de microfone, que aparecem assim na interface do OBS:
    obstutorialbasico 10
  14. Se não houver áudio na tela acima, clique no botão "Settings" (ou "Configurações") no canto inferior direito do OBS, e na aba "Audio" escolha seu dispositivo de saída em uso (Headphones, Realtek Alto Falantes, etc) na opção "Desktop Audio" e seu microfone em "Mic/Auxiliary Audio", como na imagem abaixo:
    obstutorialbasico 11
  15. Com isso feito, para iniciar a transmissão basta clicar em "Start Streaming" no canto inferior direito do OBS (vide abaixo). Se a opção  "Ativar o inicio automático" tiver sido marcada no agendamento do vídeo no YouTube, a transmissão começa de imediato. Caso contrário, será necessário, depois de clicar em "Start Streaming", abrir o YouTube Studio, achar o agendamento da live, e iniciar manualmente a transmissão.
    obstutorialbasico 12

Este tutorial é bem básico, há muitas opções além dessas que podem ser utilizadas.
Se precisarem, podem entrar em contato com o NETEL que podemos auxiliar e tirar dúvidas.
Recomendamos fortemente que, antes de iniciar uma transmissão real, seja feito um teste prévio: basta agendar uma live de teste no YouTube e seguir o processo de transmitir no OBS delineado acima, pra "pegar o jeito".