Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais PMQ > NETEL/UFABC | Projeto Nº 310731 - Edital Nº 06/2024 - Docente
Início do conteúdo da página

NETEL/UFABC | Projeto Nº 310731 - Edital Nº 06/2024 - Docente

Última Atualização: Quinta, 29 Fevereiro 2024 11:45 | Acessos: 2551

A Universidade Federal do ABC - UFABC, por meio da Coordenação geral do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas e da UAB na UFABC, no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital Nº 06/2024 (23006.002606/2024-19) para a concessão de bolsas de ensino* - FUNDEP/310731 - para a atuação como Docente em cursos do PROGRAMA MANUEL QUERINO DE QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONALsob a coordenação do NETEL/UFABC (PMQ-UFABC). 

 

* A convocação dependerá de liberação orçamentária, sendo este processo de seleção para expectativa de convocação. A bolsa será paga diretamente pela Fundação de Desenvolvimento à Pesquisa (FUNDEP).

 

Documentos do processo:

Edital Nº 06/2024 - Abertura do processo seletivo

Edital Nº 06/2024  - Retificação do edital de abertura do processo seletivo

Edital Nº 06/2024 - Resultado Classificatório Preliminar

Edital Nº 06/2024 - Resultado Classificatório Final

Constituição de Comissão de seleção

 

 

 

As inscrições devem ser realizadas através do questionário disponível no link abaixo, entre as 14h30 de 06/02/2024 até as 23h59 de 17/02/2024. 


Link para as inscrições: 

https://levantamento.ufabc.edu.br/index.php/68574?lang=pt-BR

 

PERFIL DA VAGA - PRÉ-REQUISITOS

 

Nome do Projeto:  NETEL/UFABC – Projeto nº 310731

Nome da vaga/cargo: Docente

Quantidade de vagas:  18 vagas (conforme ANEXO I do edital) 

Local de Trabalho:  Av. Dos Estados, 5001 – Bangu – Santo André/SP  CEP: 09210-580

Horário de trabalho: 60 horas mensais

Duração: 6 meses (prorrogável por igual periodo a critério da coordenação) 

 

 

Competências necessárias e atribuições da vaga:

  • Conhecer profundamente as ferramentas/funcionalidades que possibilitem a construção e aplicação das atividades do curso;
  • Conhecer o PMQ-UFABC e o sistema de avaliação do curso ao qual está vinculado;
  • Conhecer o cronograma de atividades das disciplinas e a matriz curricular do curso de vínculo;
  • Ter disponibilidade para participar de reuniões semanais, quinzenais e/ou extraordinárias, se convocada pela Coordenação do Curso;
  • Respeitar os princípios da ética nas discussões com discentes e colegas de equipe;
  • Desenvolver o conteúdo e as atividades do curso, bem como realizar a avaliação e correção das atividades durante o período de oferta do curso;
  • Participar e contribuir para a formação dos (as) instrutores(as) das turmas;
  • Colaborar com o desenvolvimento das atividades dos (as) mobilizadores(as) sociais;
  • Realizar a conferência diária da presença dos discentes, e em caso de ausência seguidas, informar imediatamente os (as) mobilizadores (as) sociais;
  • Incentivar e auxiliar os alunos na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes: bibliotecas virtuais, endereços eletrônicos, bibliotecas físicas, entre outros;
  • Verificar as avaliações dos (as) instrutores (as);
  • Apresentar relatório mensal à Coordenação Curso sobre o andamento do acompanhamento dos alunos no desenvolvimento do TCC, quando previsto na matriz do curso;
  • Produzir material de apoio, manuais e auxíliar na elaboração de material de divulgação dos cursos;
  • Conhecer o cronograma de atividades das disciplinas e o cronograma de orientação, bem como acompanhar e avaliar discentes sob sua responsabilidade;
  • Acompanhar, corrigir e dar as atividades e tarefas, bem como das etapas de desenvolvimento do TCC, quando previsto na matriz do curso (Anexo II), segundo os prazos estabelecidos pela Coordenação Curso;
  • Participar dos eventos do PMQ-UFABC;
  • Ter disponibilidade para participar de reuniões semanais, quinzenais e/ou extraordinárias, se convocada pela Coordenação do Curso ou pela Coordenação Geral do PMQ-UFABC;
  • Comunicar, com antecedência de no mínimo 30 (trinta) dias, à Coordenação do Curso o interesse em desligar-se da função, ficando sua liberação sujeita à sua substituição.

 

Exigências da vaga:     

  • Ter graduação em área aderente ao conteúdo do curso.

 

Desejável:

  • Ter título de Doutorado;
  • Ter experiência acadêmica e científica comprovada relacionada matriz do curso;
  • Ter experiência ou formação para atuação em docência de jovens;
  • Ter experiência ou formação para elaboração de material didático.

 

Etapas do processo:

  • Inscrição Online - Preenchimento de dados, seleção de disciplinas desejadas (conforme ANEXO I do edital), anexação de documentos;
  • Avaliação Curricular (Etapa Classificatória e Eliminatória) - Avaliação e pontuação da formação, da experiência e da atuação docente, bem como da produtividade científica e acadêmica do candidato relacionadas à(s) disciplina(s) selecionada(s) (conforme ANEXO III do edital);

 

Documentação exigida no ato da inscrição:

  • RG e CPF;
  • Diploma;
  • Comprovante de experiência no magistério e/ou atestado de vínculo emitido pela SuGePe/UFABC;
  • Súmula Curricular e os documentos que comprovem as experiências para pontuação (conforme ANEXOS III e IV do edital);
  • Link do Currículo Lattes atualizado.

 

Cronograma do processo seletivo

Período de Inscrição 06/02/2024 a 17/02/2024
Homologação das Inscrições e Publicação do Resultado Preliminar Até 26/02/2024
Período de interposição de Recurso 27/02/2024 a 28/02/2024
Publicação de Resultado dos Recursos Até dia 29/02/2024
Publicação do Resultado Final  01/03/2024

  

*Valor da Bolsa: R$ 3.000,00 (valor bruto) mensal.

Registrado em: PMQ
Fim do conteúdo da página