NETEL/UFABC | Projeto Nº 310731 - Edital Nº 06/2024 - Docente
A Universidade Federal do ABC - UFABC, por meio da Coordenação geral do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas e da UAB na UFABC, no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital Nº 06/2024 (23006.002606/2024-19) para a concessão de bolsas de ensino* - FUNDEP/310731 - para a atuação como Docente em cursos do PROGRAMA MANUEL QUERINO DE QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL, sob a coordenação do NETEL/UFABC (PMQ-UFABC).
* A convocação dependerá de liberação orçamentária, sendo este processo de seleção para expectativa de convocação. A bolsa será paga diretamente pela Fundação de Desenvolvimento à Pesquisa (FUNDEP).
Documentos do processo:
Edital Nº 06/2024 - Abertura do processo seletivo
Edital Nº 06/2024 - Retificação do edital de abertura do processo seletivo
Edital Nº 06/2024 - Resultado Classificatório Preliminar
Edital Nº 06/2024 - Resultado Classificatório Final
Constituição de Comissão de seleção
As inscrições devem ser realizadas através do questionário disponível no link abaixo, entre as 14h30 de 06/02/2024 até as 23h59 de 17/02/2024.
Link para as inscrições:
https://levantamento.ufabc.edu.br/index.php/68574?lang=pt-BR
PERFIL DA VAGA - PRÉ-REQUISITOS
Nome do Projeto: NETEL/UFABC – Projeto nº 310731
Nome da vaga/cargo: Docente
Quantidade de vagas: 18 vagas (conforme ANEXO I do edital)
Local de Trabalho: Av. Dos Estados, 5001 – Bangu – Santo André/SP CEP: 09210-580
Horário de trabalho: 60 horas mensais
Duração: 6 meses (prorrogável por igual periodo a critério da coordenação)
Competências necessárias e atribuições da vaga:
- Conhecer profundamente as ferramentas/funcionalidades que possibilitem a construção e aplicação das atividades do curso;
- Conhecer o PMQ-UFABC e o sistema de avaliação do curso ao qual está vinculado;
- Conhecer o cronograma de atividades das disciplinas e a matriz curricular do curso de vínculo;
- Ter disponibilidade para participar de reuniões semanais, quinzenais e/ou extraordinárias, se convocada pela Coordenação do Curso;
- Respeitar os princípios da ética nas discussões com discentes e colegas de equipe;
- Desenvolver o conteúdo e as atividades do curso, bem como realizar a avaliação e correção das atividades durante o período de oferta do curso;
- Participar e contribuir para a formação dos (as) instrutores(as) das turmas;
- Colaborar com o desenvolvimento das atividades dos (as) mobilizadores(as) sociais;
- Realizar a conferência diária da presença dos discentes, e em caso de ausência seguidas, informar imediatamente os (as) mobilizadores (as) sociais;
- Incentivar e auxiliar os alunos na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes: bibliotecas virtuais, endereços eletrônicos, bibliotecas físicas, entre outros;
- Verificar as avaliações dos (as) instrutores (as);
- Apresentar relatório mensal à Coordenação Curso sobre o andamento do acompanhamento dos alunos no desenvolvimento do TCC, quando previsto na matriz do curso;
- Produzir material de apoio, manuais e auxíliar na elaboração de material de divulgação dos cursos;
- Conhecer o cronograma de atividades das disciplinas e o cronograma de orientação, bem como acompanhar e avaliar discentes sob sua responsabilidade;
- Acompanhar, corrigir e dar as atividades e tarefas, bem como das etapas de desenvolvimento do TCC, quando previsto na matriz do curso (Anexo II), segundo os prazos estabelecidos pela Coordenação Curso;
- Participar dos eventos do PMQ-UFABC;
- Ter disponibilidade para participar de reuniões semanais, quinzenais e/ou extraordinárias, se convocada pela Coordenação do Curso ou pela Coordenação Geral do PMQ-UFABC;
- Comunicar, com antecedência de no mínimo 30 (trinta) dias, à Coordenação do Curso o interesse em desligar-se da função, ficando sua liberação sujeita à sua substituição.
Exigências da vaga:
- Ter graduação em área aderente ao conteúdo do curso.
Desejável:
- Ter título de Doutorado;
- Ter experiência acadêmica e científica comprovada relacionada matriz do curso;
- Ter experiência ou formação para atuação em docência de jovens;
- Ter experiência ou formação para elaboração de material didático.
Etapas do processo:
- Inscrição Online - Preenchimento de dados, seleção de disciplinas desejadas (conforme ANEXO I do edital), anexação de documentos;
- Avaliação Curricular (Etapa Classificatória e Eliminatória) - Avaliação e pontuação da formação, da experiência e da atuação docente, bem como da produtividade científica e acadêmica do candidato relacionadas à(s) disciplina(s) selecionada(s) (conforme ANEXO III do edital);
Documentação exigida no ato da inscrição:
- RG e CPF;
- Diploma;
- Comprovante de experiência no magistério e/ou atestado de vínculo emitido pela SuGePe/UFABC;
- Súmula Curricular e os documentos que comprovem as experiências para pontuação (conforme ANEXOS III e IV do edital);
- Link do Currículo Lattes atualizado.
Cronograma do processo seletivo
Período de Inscrição | 06/02/2024 a 17/02/2024 |
Homologação das Inscrições e Publicação do Resultado Preliminar | Até 26/02/2024 |
Período de interposição de Recurso | 27/02/2024 a 28/02/2024 |
Publicação de Resultado dos Recursos | Até dia 29/02/2024 |
Publicação do Resultado Final | 01/03/2024 |
*Valor da Bolsa: R$ 3.000,00 (valor bruto) mensal.
Redes Sociais