Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Depoimentos

Última Atualização: Terça, 01 Junho 2021 18:06 | Acessos: 7103

Confira alguns depoimentos sobre cursos do NTE, feitos por seus alunos.

Metodologias para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem

  • Carlos Miyazawa (docente, CCNH)

Assista ao vídeo.

  • Natalia Pirani Ghilardi-Lopes (docente, CCNH)

Assista ao vídeo.

  • Márcia Lupia (servidora, SUGEPE)

“Olá! Meu nome é Márcia Lupia e gostaria de compartilhar com vocês minha experiência de ter sido aluna do curso Metodologia para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem oferecido pela Universidade Federal do ABC – PROEX UAB em 2014.

Motivei-me a fazer o curso por dois motivos: o primeiro foi o contato que tive com Objetos de Aprendizagem em outro curso que participei sobre Novas Tecnologias e Metodologias para Educação. No curso em questão, estudamos uma unidade sobre o tema e eu me identifiquei muito e conclui que poderia ser útil para meu aprimoramento profissional.
O segundo motivo é que sou formada em Letras e leciono Língua Inglesa há 17 anos. Vi nos Objetos de Aprendizagem uma maneira de reforçar e estimular os alunos no aprendizado. O curso Metodologia para o Desenvolvimento de OAs foi dividido em unidades que davam o embasamento teórico, exercícios de fixação e o passo-a-passo do projeto final que era o desenvolvimento do seu próprio OA. Encheu-me os olhos a oportunidade de criar um OA útil para os alunos e muitas ideias surgiram. Escolhi o tema do meu OA e com auxílio da tutoria, desenvolvi o projeto.

Trata-se de uma animação que pedagogicamente visa o aprendizado do “there to be” no presente, preposições e vocabulário relacionado aos cômodos da casa em Inglês. Através de um link, o aluno escolherá o cômodo da casa desejado e um número; este número escolhido apresenta uma série de cinco sentenças em Inglês; abaixo do cômodo escolhido aparecem os objetos a serem colocados corretamente no cômodo; esses objetos deverão ser arrastados para o lugar correto de acordo com cada frase. Este é um OA que pode ser utilizado tanto em sala de aula quanto no ensino à distância, abrangendo um público de Ensinos Fundamental, Médio e até iniciantes em cursos de Inglês.

Seguem algumas telas do meu OA:

oa_marciaMuitas ideias surgiram ao longo do curso e sinto-me apta a colocar em prática todas elas, visando melhorar o aprendizadodos meus alunos. Agradeço a oportunidade que tive de participar do curso, ter apoio dos tutores e pessoal da UFABC-PROEX UAB e de poder compartilhar essa experiência com outras pessoas através desse depoimento”.

  • Julio Carlos Teixeira (docente, CECS)

E-mail enviado para a tutora Adriana, onde o cursista avalia sua participação no curso:

“Cara Adriana, gostaria de agradecer a oportunidade que a UFABC me ofereceu de realizar o curso de objetos de aprendizagem. Creio que um curso que termina deixando a sensação de que poderia ter muito mais aulas é sempre um curso ótimo. Esta foi a sensação discutida na última aula: poderia incluir aulas sobre algumas ferramentas que foram apresentadas, poderia ter mais tempo para melhorar o desenvolvimento das atividades, ou seja, poderia ser ministrada em um tempo muito maior. Acredito também que um curso que faz os alunos pesquisarem além do limite da ementa também é um curso ótimo. Aproveitei a apresentação de algumas ferramentas e aprofundei-me no seu uso em disciplinas presenciais que ministro. Hoje já tenho alguns filmes, conceitos gravados e exercícios desenvolvidos a partir do referencial teórico discutido no curso.

Disponibilizo-os para meus alunos por meio do Tidia-Ae, em diferentes contextos, conforme discutido em aula. O resultado deste trabalho é que os cursos com os OAs que desenvolvi têm sido bem avaliados pelos alunos, conforme apresentei em congresso recente na área de educação.

E finalmente, um curso realizado com pessoas altamente motivadas e capazes é sempre um curso ótimo. E agradável. Estou no aguardo de novos cursos que a UAB/UFABC venha a oferecer para a formação de professores, pois já realizei todos os ofertados por este grupo. Acredito que nós, professores, precisamos entender que a nossa profissão exige capacitação contínua, não apenas na nossa área de formação, mas, principalmente na área de formação de pessoas. Preocupa-me principalmente que estamos com a pretensão de formar de alunos de alto nível em uma sociedade cuja informação pode ser obtida rapidamente de diversas fontes. Neste contexto, novas formas de aprendizado devem ser procuradas de forma ativa por nós”.

oa_julio

  • Aline Yuri Ieiri (mestra pelo CCM; atuou como tutora na UFABC)

“Olá, meu nome é Aline Yuri Ieiri, e estudo Ciências da Computação na Universidade Federal do ABC. Em meados desse ano, por recomendação de uma professora, decidi fazer o curso de Metodologias para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem ofertado pelo PACC e gostaria de compartilhar a minha experiência com vocês.

O curso é dividido em etapas cujo processo é baseado na metodologia INTERA, de fácil entendimento e associação e, apesar de ser um curso extenso, vale a pena ir até o fim! Vou dizer o por quê em 3 motivos.

– Primeiro: Cada atividade possui informações valiosíssimas que dão todo o embasamento prático e teórico sobre como elaborar e desenvolver o seu OA, desde aquela ideia que está em formação na sua cabeça, até a concepção final.
– Segundo: Os tutores sempre solícitos, orientam e encorajam os participantes em suas atividades.
– Terceiro: Mesmo quem nunca teve contato algum com o universo dos OAs, após o término do curso, se sente apto(a) a desenvolver seus próprios OAs, pois o curso consegue realmente transmitir os conceitos mais importantes e necessários que devemos saber sobre os mesmos.

Para finalizar, eu gostaria de falar um pouco sobre o OA que desenvolvi durante o curso. Trata-se de uma série de 3 infográficos ilustrados, onde se explica uma introdução da disciplina Algoritmos e Estrutura de Dados. Pra quem não sabe, é uma disciplina bastante complexa e essencial para os estudantes de computação, em geral, e para aqueles que nunca tiveram um contato inicial, costuma parecer muito difícil. Desse modo, pensei em tentar tornar a introdução desta matéria amigável e divertida, através deste OA informativo, cuja ideia é transmitir os conceitos básicos sobre algoritmos e a história de algumas linguagens de programação. O uso de imagens e ícones, tornam o texto mais divertido de ler, além de ajudar a fixar as informações mais complexa. Quando eu for professora, com certeza aplicarei esses métodos em minhas aulas. Espero que gostem!”

infografico_algoritmo_3 infografico_algoritmo_2  infografico_algoritmo_1

  • Adriana Keiko Nishida (atuou como tutora na UFABC)

Assista ao vídeo do depoimento e ao do OA desenvolvido.

 

Registrado em: Cursos
Fim do conteúdo da página