10° Netel Conecta
Temática: “Inteligência Artificial no contexto da UFABC"
O 10° NETEL Conecta promoveu o debate sobre a temática “Inteligência Artificial no contexto da UFABC” inspirados pelas demandas e diálogos docentes sobre a presença da IA nas dinâmicas de ensino, pesquisa e avaliação que atravessam nossa atuação docente.
A fim de apoiar nossas discussões propusemos a escolha de “perguntas-disparadoras” que foram construídas a partir do texto de referência “Crafting Thoughtful AI Policy in Higher Education: A Guide for Institutional Leaders” traduzido no site do Observatório de Inteligência Artificial no Ensino Superior da UFSC.
No diálogo com os presentes foi possível constatar preocupações e expectativas referente ao fazer docente como aquele que média e orienta os usos e reflexões sobre a IA no contexto acadêmico junto aos estudantes.
Há demanda por orientação institucional, mas também por clareza nas finalidades éticas, econômicas e educacionais que apresentam a IA como algo inescapável, cuja aderência aparece como algo natural e imediato.
O debate foi profícuo e orientou reflexões sobre caminhos para uma atuação mais enfática na promoção do debate e dos encaminhamentos de usos, limites e análises sobre a IA no contexto da UFABC.
Nesse sentido, estimulamos uma participação mais frequente e ampliada do corpo docente nos espaços de produção do conhecimento e da proposição de ações no ambiente acadêmico.
Para contribuir com o debate listamos 3 Observatórios de Inteligência Artificial que estão organizando informações e apresentando propostas institucionalizadas e que podem nos inspirar!
https://obia.nic.br/
https://radaria.ufsc.br/
https://understandingai.iea.usp.br/
Guidelines para uso de IA no Ensino Superior
https://understandingai.iea.usp.br/guidelines-para-o-uso-da-ia-no-ensino/
Segue alguns exemplos dos cards propostos para diálogo
Missão Institucional
Como podemos articular uma "declaração de missão para o uso da IA" que seja um reflexo autêntico de nossos objetivos como comunidade acadêmica?
Liderança, Confiança e Governança
CARD 5 - Que tipo de formação nossas equipes de liderança e gestão necessitam para tomar decisões éticas e informadas sobre a implementação de tecnologias de IA?
Responsabilidade Social e Formação Discente
Qual é a responsabilidade de nossa instituição em preparar os estudantes não apenas para usar ferramentas de IA, mas para questionar, criticar e moldar o futuro ético da IA na sociedade?
Como podemos integrar a literacia em IA e as discussões éticas de forma transversal em todos os currículos, e não apenas em cursos de tecnologia, garantindo uma formação integral?
Inovação Pedagógica vs. Controle Institucional
CARD 10 - Que tipo de projetos-piloto de baixo risco poderíamos incentivar para explorar o potencial da IA em nossos processos de ensino, pesquisa e administração, antes de uma adoção em larga escala?
Ética, Transparência e Avaliação
Quais diretrizes éticas são inegociáveis para nós? Como podemos garantir princípios como justiça, equidade, privacidade de dados e transparência algorítmica em todas as aplicações de IA?
Para além das métricas de eficiência, quais indicadores-chave de desempenho (KPIs) poderíamos usar para avaliar se nossas iniciativas de IA estão, de fato, melhorando os resultados de aprendizagem, a equidade e o bem-estar dos estudantes?




Redes Sociais