Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais PMQ > NETEL/UFABC | Projeto Nº 310731 - Edital Nº 54/2024 - Processo seletivo de jovens (vagas remanescentes) para os cursos de Eficiência Energética - Eletricista de Sistema de Energias Renováveis, Condutor de Turismo e Produção Cultural
Início do conteúdo da página

NETEL/UFABC | Projeto Nº 310731 - Edital Nº 54/2024 - Processo seletivo de jovens (vagas remanescentes) para os cursos de Eficiência Energética - Eletricista de Sistema de Energias Renováveis, Condutor de Turismo e Produção Cultural

Última Atualização: Terça, 09 Abril 2024 20:40 | Acessos: 5681

DESTAQUES:

- Link do formulário de inscrição:
https://levantamento.ufabc.edu.br/index.php/17635?lang=pt-BR    [Prazo Encerrado]


- Início das aulas: 10/04/2024


- Locais das aulas: Conforme a opção selecionada durante a inscrição. No caso de solicitações que excedam o número de vagas, as pessoas convocadas serão contactadas para a realocação conforme a disponibilidade de turmas.

 salas pmq ufabc

Endereços
Santo André: UFABC - Avenida dos Estados, 5001 - Bairro Bangu  CEP: 09280-560 - Santo André
São Bernardo: Alameda da Universidade, s/nº - Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo
 

A Universidade Federal do ABC - UFABC, por meio da Coordenação geral do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas na UFABC, no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital Nº 54/2024 (23006.006309/2024-34) para processo Seletivo para ingresso de discentes (vagas remanescentes) nos cursos de Eficiência Energética - Eletricista de Sistema de Energias Renováveis, Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais e Produção Cultural do PROGRAMA MANUEL QUERINO DE QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL, com cronograma durante o período de Março/2024 a Julho/2024.

 

O QUE É?

As atividades integrantes do Programa de Qualificação Social e Profissional Manuel Querino realizado no âmbito da região do Grande ABC (PMQ-UFABC) serão oferecidas nas dependências da Universidade e nos  locais indicados pelas prefeituras e consistem na elaboração de material didático, aulas presenciais (teóricas e práticas), visitas técnicas, vivências e eventos. Nenhuma das atividades possui custo para os participantes. 
O PMQ-UFABC visa desenvolver ações de qualificação social e profissional na perspectiva do trabalho decente à jovens, de forma a contribuir com a formação geral, o acesso e a permanência no mundo do trabalho,  considerando-os como sujeitos coletivos, em processo de construção e qualificação no trabalho e a partir dele;

 

PARA QUEM É?

O PMQ-UFABC é destinado aos adolescentes e jovens com idade entre 16 a 29 anos, completos no ato da inscrição, salvo exceções, desde que se encontre em uma das seguintes situações:

a. Pertencentes às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;
b. Moradores em áreas de maior vulnerabilidade social, ou:
c. Que se encontre em situação de risco pessoal e social.

 

JORNADA DE APRENDIZAGEM E BENEFÍCIOS

A formação se dará em três campos profissionais de qualificação: Eficiência Energética Eletricista de Sistema de Energias Renováveis, Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais e Produção Cultural;

Cada um dos campos profissionais constituirá uma qualificação própria, com duração de 200h/aula (duzentas horas/aula), para o período de 01/04/2024 a 24/07/2024, distribuídas da seguinte forma:

a. 160 horas/aula serão destinadas à formação profissional específica e;
b. 40 horas/aula abordarão temas contribuintes à qualificação social, contemplando debates alinhados ao desenvolvimento sustentável do presente e do futuro.

A jornada de aprendizagem será de 12 (doze) horas semanais.

 

Aos selecionados do PMQ-UFABC, a bolsa de ensino será no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais, condicionado ao desempenho e assiduidade as atividades do PMQ-UFABC.


 

DOCUMENTOS DO PROCESSO (LEIA COM ATENÇÃO TODO O DOCUMENTO)

Edital Nº 54/2024: Abertura do processo seletivo (vagas remanescentes)

Resultado Preliminar Edital Nº 54/2024

Resultado Final Edital Nº 54/2024

 


 

INSCRIÇÕES:

 

As inscrições poderão ser realizadas de forma remota, através do preenchimento do questionário disponibilizado abaixo, ou de forma presencial, pelo comparecimento a um dos postos de atendimento nos períodos assinalados na tabela abaixo. 

PRAZO PARA SE INSCREVER: de 25/03/2024 a 31/03/2024

 

Link do formulário de inscrição - https://levantamento.ufabc.edu.br/index.php/17635?lang=pt-BR

 

ATENÇÃO: Não serão aceitos pedidos de inscrição submetidos fora do prazo delimitado pelo Edital Nº38/2024.

 

 

  

PONTOS DE ATENDIMENTO PARA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

O atendimento presencial é realizado pela equipe de mobilizadores sociais do PMQ, e visa auxiliar o candidatos com o preenchimento dos formulários do processo, atuar como ponto de recebimento de documentos entregues em pessoa, esclarecer dúvidas e orientar o candidato à participação de acordo com sua condição social. Para ser atendido(a) basta comparecer ao ponto mais próximo, munido(a) da documentação necessária para o processo, conforme o Edital Nº38/2024. 


Confira abaixo os locais de atendimento para inscrições presenciais e entrega de documentos:

Local Endereço Horário de Atendimento Período
Centro de Formação Carlos Kopcak R. Manoel da Nóbrega, 155 - Centro, Diadema - SP, 09910-720 das 09h às 21h de 25/03/2024 a 28/03/2024
UFABC - Campus Santo André Av. dos Estados, 5001 - Bangú, Santo André - SP, 09280-560 | Bloco A - Andar Térreo das 14h às 17h  de 25/03/2024 a 28/03/2024
UFABC - Campus São Bernardo Al. da Universidade, s/n - Anchieta, São Bernardo do Campo - SP, 09606-045 (atrás do Estádio Poliesportivo) | Bloco Beta - Andar Térreo das 14h às 17h 

de 25/03/2024 a 28/03/2024

Secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo Rua Jundiaí, 63 Bairro Matriz - Mauá - SP das 13h as 16:30h de 25/03/2024 a 28/03/2024
Secretaria de Educação e Cultura  
Avenida Dom Pedro I, 487  - Centro - Rio Grande da Serra - SP das 13h as 16:30h de 25/03/2024 a 28/03/2024


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Procure já dirigir-se aos locais para inscrição com a documentação necessária em mãos. 

  • RG e CPF (do candidato e do(a) responsável legal, quando aplicável);
  • Comprovante de residência; 
  • Comprovante de escolaridade ou de matrícula na educação básica (incluindo EJA); 
  • Demais documentos necessários para comprovação da autodeclaração para vagas de ações afirmativas (vide Edital). 


ATENÇÃO: A documentação necessária pode variar a depender da modalidade de concorrência na qual se enquadra o candidato, portanto leia bem o Edital e verifique-se de que tem tudo o que precisa para realizar a inscrição. Caso fique em dúvidas sobre a validade de algum documento ou sobre os requisitos para participar do programa, dirija-se ao ponto de atendimento nos prazos indicados para esclarecer suas dúvidas junto aos mobilizadores sociais, ou encaminhe um e-mail com as suas questões para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Os candidatos que desejem realizar a inscrição de forma remota devem prosseguir normalmente com o preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado acima, ficando inteiramente responsáveis pelo correto preenchimento dos dados e anexação das cópias digitais dos documentos solicitados.

 


 

ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO PENDENTE

 

 

Aqueles candidatos que, por quaisquer  motivos, não tenham anexado ou entregado toda a documentação necessária ao processo no ato da inscrição, têm até o dia 05/04/2024 para fazê-lo, de acordo com o disposto no Edital Nº 38/2024. A entrega da documentação pendente pode ser realizada de forma remota, através do preenchimento do formulário abaixo no prazo indicado, ou de forma presencial, de acordo com os prazos e horários para o atendimento presencial, descritos na tabela da seção anterior.

 

Link para o formulário de entrega de documentação pendente - https://levantamento.ufabc.edu.br/index.php/477823?lang=pt-BR

 

ATENÇÃO: O formulário acima tem caráter complementar ao formulário de inscrição e não substitui nem altera as informações registradas no momento da inscrição. Ele não deve ser preenchido por aqueles candidatos que ainda não tenham efetuado a inscrição (sujeita aos prazos do Edital). 

 


 

RECURSOS

As solicitações de recurso dos Resultados Preliminares do presente processo seletivo deverão ser encaminhadas através do prenchimento do formulário eletrônico disponível no link abaixo, exclusivamente dentro do prazo previsto em edital.

 

 

Link para formulário de recursoshttps://levantamento.ufabc.edu.br/index.php/76528?lang=pt-BR

 

ATENÇÃO - Solicitações submetidas fora do prazo designado em Edital para a interposição de recursos serão desconsideradas. 

 

Além de conter a identificação do candidato e do processo seletivo, a justificativa do recurso deve ser apresentada de forma clara e objetiva. O recurso deverá conter, obrigatoriamente, o relato sucinto do respectivo fato motivador, bem como o devido embasamento (em forma de documentos anexos, se necessário).

Dúvidas sobre o processo ou relatos de problemas com o envio da inscrição devem ser encaminhadas para o endereço de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

 


 

 

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO 

Abertura do Edital 22/03/2024
Período de Inscrição 25/03/2024 a 31/03/2024
Homologação das Inscrições e Publicação do Resultado Preliminar Até 03/04/2024
Período de interposição de Recurso 03/04/2024 a 4/04/2024
Publicação de Resultado dos Recursos Até dia 05/04/2024
Publicação do Resultado Final  Até dia 05/04/2024

  

Abertura do Edital 01/03/2024
Período de Inscrição 11/03/2024 a 15/03/2024
Homologação das Inscrições e Publicação do Resultado Preliminar Até 20/03/2024
Período de interposição de Recurso 20/03/2024 a 21/03/2024
Publicação de Resultado dos Recursos Até dia 22/03/2024
Publicação do Resultado Final Até dia 22/03/2024

 

Registrado em: PMQ
Fim do conteúdo da página