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1º NETEL Conecta (14/08/2024)

Última Atualização: Quinta, 26 Setembro 2024 15:36 | Acessos: 191

 

Temática: “Educação e vigilância: possíveis efeitos colaterais do uso de métricas em AVAs por docentes”

 

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O primeiro NETEL Conecta contou com as provocações do profº Miguel Said Vieira sobre uma educação disciplinada pela vigilância e recursos de metrificação e avaliação nas plataformas digitais. 

Tomando um café e comendo algumas bolachinhas, Miguel resgatou sua trajetória formativa e profissional, quando a internet era vista como um potente local democrático e participativo, e lembrou das perspectivas libertárias que os movimentos de educação aberta e software livre produziram em grande parte da comunidade acadêmica e na vida pública quando do início do acesso aos mais diversos meios tecno digitais..

Em meio àquele cenário, muitos projetos e pesquisas foram desenvolvidos no intuito de gerar ações e práticas que pudessem promover a ampliação do acesso e troca de conhecimentos e informações entre as mais variadas camadas sociais, sendo a discussão sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos (REAs) uma temática que fez parte dos seus estudos, assim como a discussão sobre direitos autorais, todos temas que fizeram parte daquela abordagem mais livre e ampliada do uso da rede mundial de computadores e suas potenciais conexões.

Contudo, ao nos aproximarmos das possibilidades tecno digitais, formos chamados a pensar o contexto atual, em que a vida contemporânea pouco se assemelha àquele ideal livre, democrático e potente, uma vez que estamos cada dia mais limitados em nossa privacidade, em nossa liberdade e, também, em nossa atuação democrática. No contexto educacional não é diferente! Miguel nos provocou a pensar como é, nos dias atuais, utilizar recursos tecnológicos, tais como aqueles existentes na plataforma Moodle, como meios de inicialmente, facilitar processos, mas que em certa medida podem fomentar uma lógica vigiada e disciplinar de corpos e mentes?

Apoiado em debates produzidos por Michel Foucault, em “Vigiar e Punir” (1999), e de Shoshana Zuboff (2018), em “Big Other: Capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização de informação”, fomos instigados a pensar coletivamente sobre quais são os mecanismos e ações que realizamos cotidianamente em nossas dinâmicas de aulas e nas interações com os discentes, que podem fomentar a reprodução de processos disciplinares e de vigilância e podem negar nossas ações mais democráticas e libertárias, mesmo lançando mão dos recursos tecnológicos mais atuais.

Em grupo, foi possível observarmos diferentes perspectivas sobre o uso de recursos tecnológicos e dinâmicas digitais em nosso dia a dia e no contexto educacional, deixando evidente que o debate é atual e carece de muitas reflexões!

 

Agradecemos a todas e todos que compartilharam seu tempo e experiências nesse encontro e ao profº Miguel por ter “puxado” a conversa inicial desse projeto que nasce com o intuito de ampliar o debate interno sobre formação docente e tecnologias.

 

Até o próximo café,

Equipe NETEL

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