Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Idiomas / Languages > Cursos > Português - CPP/CPFOL
Início do conteúdo da página

Cursos de Português Presencial e Português para Falantes de Outras Línguas - CPP/CPFOL

Última Atualização: Terça, 19 Janeiro 2021 10:35 | Acessos: 7406

O CPFOL foi o primeiro curso de português como Língua Adicional (LA) ofertado na UFABC, por meio da Divisão de Idiomas, a princípio alocada na Assessoria de Relações Internacionais (ARI), com apoio da então Pró-reitoria de Extensão (Proex), atual Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFABC.

Iniciado em 2013, o curso teve suas primeiras versões com o conceito do português estudado como língua estrangeira (Português Língua Estrangeira - PLE 2012/2013), e em seguida como língua a ser estudada por estrangeiros (Língua Portuguesa para Estrangeiros - LPE 2014/2016). A partir do desenvolvimento do curso e da experiência pedagógica linguística dos profissionais envolvidos, desde 2017 entendemos que o português ofertado
possa ser estudado por todos aqueles que tenham aprendido outra língua nativa, sejam eles brasileiros ou estrangeiros, como indígenas falantes de outras línguas brasileiras, os membros da comunidade surda falantes de Libras ou pessoas nascidas no Brasil em núcleos familiares estrangeiros (CPFOL).

Também os falantes de português como língua nativa ou falantes fluentes de português como LA podem buscar aprofundamento na língua em situações específicas de uso em registros de formalidade diversos. Por isso, acrescentamos ao programa o Curso de Português Presencial (CPP). Criado em 2017 com o nome Curso de Português para Propósitos Acadêmicos (CPPA), o atual CPP busca estruturar-se para a Educação Linguística de forma mais ampla, considerando as novas teorias de Letramentos. O CPFOL e o CPP são cursos gratuitos e presenciais, destinados a atender a demandas internas e externas à universidade. Essas demandas são priorizadas para discentes de graduação e pós-graduação, servidores e membros da comunidade UFABC em geral, como trabalhadores de empresas terceirizadas, estagiários etc., a partir de nivelamentos linguísticos constituídos por aplicações de testes ou entrevistas para direcionar os candidatos às aulas mais adequadas de acordo com suas competências na LA.

Acesse o texto completo sobre o CPFOL/CPP

Acesse os editais publicados dos módulos do CPFOL/CPP

Acesse as ementas (com conteúdo programático) dos módulos do CPFOL

Registrado em: Idiomas
Fim do conteúdo da página