AVAA!!! Ambientação virtu@l para alunas e alunos

Última Atualização: Quinta, 17 Setembro 2020 13:45 | Acessos: 23881

Oferta de ambientação discente AVAA - 2020

O objetivo do curso é promover a ambientação discente à educação mediada por tecnologias na UFABC, ao apresentar as principais estratégias e ferramentas adotas no ensino remoto, ao discutir aspectos relacionados a boas práticas na comunicação pela internet (netiqueta), autoria e direitos autoriais em situações dentro da Universidade, e ao abordar a estrutura organizacional da UFABC.

Neste curso, espera-se facilitar o aprendizado dos participantes tanto dentro e fora de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na UFABC e ampliar a compreensão sobre assuntos relevantes sob o ponto de vista ético.

• Carga horária total do curso: 20 horas (em média, 4h/semana)
  • Público-alvo: discentes da UFABC
  • Link para autoinscrição: https://moodle.ufabc.edu.br/course/view.php?id=818
  • Cronograma:
    Aula/TópicoObjetivos
    Semana 1

Ambientação: autonomia na aprendizagem

Serão abordados aspectos que fomentam o desenvolvimento da autonomia a aprendizagem e serão apresentadas ações que auxiliam no gerenciamento do tempo de estudo.
    Semana 2

Ambientação: ferramentas e netiqueta

Serão apresentadas as diversas ferramentas do AVA Moodle e as principais recomendações de comportamento e convívio social na internet.
    Semana 3
    Plágio na Universidade
    Serão descritas algumas práticas em trabalhos acadêmicos que configuram plágio e as estruturas textuais que respeitam a autoria de materiais.
    Semana 4
    Direitos autorais e Licenças abertas
    Serão abordados os tipos de licenças abertas, em especial as seis licenças Creative Commons e serão discutidos aspectos relacionados aos direitos autoriais.
    Semana 5
    Estrutura organizacional da UFABC

Será apresentada a estrutura administrativa da UFABC por meio do Jogo Q-Zero: Melhoria do Ensino de Graduação.

avaa moodle joomla

Registrado em: Quadrimestre Suplementar - Cursos